Análise 10


Análise 10
Para fechar este momento de análises e reescritas optei por reescrever um poema, que já era uma releitura de Manoel de Barros, Segue a nova escrita:

A pedagoga

Difícil fotografar a pedagoga.
Entretanto tentei. Eu conto:
O lado da transformação não é fácil de encontrar.
Não se ouvia um barulho, nenhuma criança gritava.
Era o lado de dentro.
Eram quase oito semestres.
Blogs cheios, muitas vozes gritando, ecoando em sua cabeça.
Vygotsky, Piaget, Morin...
O objetivo era referenciar
Sua prática justificar.
Fotografei a pessoa.
Aquela que arriscou e investiu em formação.
Quando não se tinha nada, nem mesmo valorização
Tinha um cheiro de novidade, saberes e trocas.
Fotografei os pbworks, workshops e cada apresentação.
Vi que não era mais a mesma, mutação.
Eu achava que conhecia.
O transformar do educador.
Fotografei o início.
Me perdi no meio, personagens surgiam e nem sempre apareciam.
O aluno, a aluna.
Ele ou ela? Quem é quem neste lugar?
Mas me vi.
Ali estava eu a fazer parte
da metamorfose.
Que vem de uma iluminada transformação.
Do estudo, da prática, da reflexão
de perceber o erro e dele partir
Para que com humildade
Sejamos pedagogas de verdade.

Lucinéia E. Happeck


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Análise 9


Análise 9

Da postagem sobre o recorte da realidade e análise de um filme e um texto eu retiro “este desencontro da escola com a sociedade está interferindo intensamente nas relações que se estabelecem dentro e fora dela”. E durante as aprendizagens e preparação para o estágio eu busquei o oposto a esta a formação, busquei a aproximação entre escola e sociedade, levando para a sala de aula o que chamei de “outras vozes”, pessoas que poderiam contribuir de alguma forma, de modo colaborativo, com as aprendizagens dos estudantes e ao leva-los pra prefeitura e câmara de vereadores intencionei que se encontrassem na sociedade, que percebessem a importância de seu papel de cidadãos e cidadãs. A experiência foi muito positiva e mais uma vez incentivada pelas inquietações dos estudos anteriores.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Análise 8


Análise 8

Falar sobre o erro não pode ser visto como algo negativo sob o ponto de vista da avaliação e é esse meu objetivo ao retomar a postagem que trata do Erro. Nesta postagem eu já citava o texto de Morin onde vimos que todo conhecimento traz em si o erro e a ilusão, a cegueira e os paradigmas.
Ao longo destes 4 anos eu tive muitos momentos de “cegueira” caracterizadas pelos paradigmas que me ocultaram e em outros momentos revelaram que muitos dos conhecimentos que eu estava ressignificando eu só o estava fazendo por desconstruir o anterior, que era julgado em meu inconsciente como correto. Desta forma, avaliando minhas aprendizagens percebo que meus erros, minhas tentativas e minhas ilusões foram contribuintes indispensáveis para a pedagoga que estou me tornando.
Como exemplo, logo no início dos preparativos sobre o estágio eu tinha uma assunto em mente, que era relacionado ao letramento digital, ocorre que percebi que não poderia desenvolver em tão pouco tempo e resolvi trabalhar a autonomia e cooperação que já estavam previstas em meu pré projeto, mas como ferramenta de trabalho, não de estudo. O que poderia ser visto como um erro, a troca do foco, trouxe aprendizagens importantes e modificou minha prática, pois as estações de aprendizagem e a colaboração estão fazendo parte de meus dias em 2019.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Análise 7


Análise 7

O que tenho percebido, ao longo destas releituras de minhas postagens é o quanto o que foi refletido ao longo dos quatro últimos semestres se fez presente em minha prática de estágio, como que comprovando a eficiência deste processo de preparação. Tratando agora de Escolas Democráticas, na postagem de abril de 2018 eu evidenciava a minha intencionalidade de buscar a democracia dentro de minha própria sala, partindo do micro para o macro.
Escrevi “Uma sala de aula democrática, respeitando as escolhas do centro do estágio, os estudantes, que seriam responsáveis por seus conhecimentos, pela construção das regras e combinados, que teriam seus interesses respeitados e ao mesmo tempo tivessem realizando tudo isso em ambientes informativos e comunicativos de aprendizagem.”
Não posso afirmar que tenha conquistado tudo isso em poucos meses, mas certamente a experienciação de respeitar as escolhas, de construir regras de forma coletiva e de tornar os estudantes responsáveis pelo seu conhecimento e aprendizagens eu acredito que tenha iniciado. Foi de fato um ambiente democrático, onde em nenhum momento dos dois meses em que fiquei com eles eu tive sequer um problema de comportamento ou conduta, as aulas transcorriam de forma natural, numa “desordem organizada” pois eles estavam à frente de suas construções e pude mediar os conhecimentos que eram construídos e ressignificados.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Análise 6


Análise 6

O sexto ponto de minhas revisitas, de análise de minhas escritas e evoluções de aprendizagem, diz respeito ao encantamento que tinha e tenho, com o letramento digital. À época eu escrevi “Os estudantes também serão, ainda segundo Fonseca (2005) capazes de localizar, filtrar e avaliar criticamente diversas informações. O direito de acesso às redes de informações passa a ser uma nova forma de liberdade de expressão e precisamos possibilitar isso em nossas aulas, se quisermos de acompanhar nossos alunos em suas produções para além da sala de aula.” E de fato, em meu trabalho efetivo em sala de aula, como pedagoga, no período de estágio, pois ao permitir que levassem os computadores para casa eles puderam vivenciar a produção além da sala de aula, como uma continuidade e se sentiam motivados e felizes em realizar isso. Analisaram de forma crítica as informações que obtinham, buscando mais de uma fonte, fazendo comparações e dialogando entre eles, num espaço de discussão denominado “espaço das ideias”. Acabou não sendo o foco de meu trabalho, porque não senti segurança em desenvolver num período tão curto de tempo, mas certamente é um assunto que renderia uma excelente pesquisa e quem sabe, em meu futuro, não venha a trabalhar com ele.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS