Este webfólio foi criado para que o processo de aprendizagem durante o curso de Pedagogia da UFRGS seja avaliado constantemente, por todos os envolvidos!!
O CONTROLE SOCIAL NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Controle
social do poder na gestão da escola só vai existir ou não dependendo da ação
metodológica de gestão que a escola segue. Se há uma gestão democrática,
descentralizada o controle social ocorre através da participação real e
efetiva, por exemplo, do Conselho Escolar, órgão consultivo, deliberador e
fiscalizador, porém se a gestão é centralizadora, antidemocrática e não
participava este órgão acaba constando apenas no papel e não na prática. O
controle social é a “arma” maior dada à população para o combate às corrupções,
grandes ou pequenas e para a participação popular em todas as instâncias, o
controle social é exercido principalmente através dos conselhos, que são
eleitos democraticamente com representações entre seus pares. Numa gestão
patrimonialista não há pares, todos seguem um único interesse, portanto são
inexistentes os conselhos.
AULA INAUGURAL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFRGS - 2017 - ANÁLISE
Ao ouvir
atentamente todas as falas da aula inaugural da UFRGS 2017, concordo com o que
foi dito em relação ao momento atual, que é completamente diferente do momento
da construção da LDB e da própria constituição de 88, vivemos um momento de
golpes constantes contra a democracia brasileira, morosamente construída. Tanto
a LDB quanto, por exemplo, o Plano Nacional de Educação levaram muito tempo
para serem construídos porque, como nos afirma o professor Cury, a Educação é
um campo de disputas, onde os pontos divergentes aparecem e fica claro que
existem lados disputando aquilo que lhe é mais oportuno.
Conhecer a
história da LDB, desde o primeiro projeto nascido em reuniões da Associação
Nacional de Pós-Graduação, até os tempos atuais é fundamental para nos
colocarmos sim, em um dos lados. Afinal, educar é um ato político, já nos
afirmava o mestre Paulo Freire. Entender que logo no início havia a discussão
entre dois projetos, um era analítico, detalhado, construído por professores e
o outro era sintético, com orientações advindas de um congresso conservador,
que permitiria a regulamentação através de leis complementares nos faz ver que
tipo de disputa estava se formando no campo do parlamento e da sociedade.
A questão do Ensino
Médio e do Financiamento da Educação também são bem pautadas e merecem uma
discussão profunda. Ao longo desses vinte anos a LDB sofreu o total de duzentas
e dezenove mudanças. Uma das principais veio agora, através de DECRETO, que se
tornou lei 13415, mediante aprovação de um Senado que não mais representa a
sociedade, resultando na reforma do EM.
Mexer na LDB hoje é um retrocesso,
pois, de acordo com o professor Cury, nós ainda não temos forças para reabrir
esta discussão e entrar nesta disputa, que seria a meu ver, neste momento
político totalmente desleal. Não temos, enquanto população, real
representatividade nos parlamentos. Precisaríamos recuperar pontos perdidos ou
esquecidos na LDB e isso, na atual conjuntura, não aconteceria. Todo o resgate
histórico da Educação feito pelo professor Cury deixa claro qual é o momento
que, infelizmente, estamos vivenciando e acaba com qualquer perspectiva
positiva de retomada da LDB. Precisamos de união e luta nesta conjuntura,
precisamos retomar os espaços de voz da população, só assim poderemos então,
pensar em retomada da LDB.