Análise 7
O que tenho percebido,
ao longo destas releituras de minhas postagens é o quanto o que foi refletido
ao longo dos quatro últimos semestres se fez presente em minha prática de
estágio, como que comprovando a eficiência deste processo de preparação. Tratando
agora de Escolas
Democráticas, na postagem de abril de 2018 eu evidenciava a minha
intencionalidade de buscar a democracia dentro de minha própria sala, partindo do
micro para o macro.
Escrevi “Uma sala de
aula democrática, respeitando as escolhas do centro do estágio, os estudantes,
que seriam responsáveis por seus conhecimentos, pela construção das regras e
combinados, que teriam seus interesses respeitados e ao mesmo tempo tivessem
realizando tudo isso em ambientes informativos e comunicativos de aprendizagem.”
Não posso afirmar que
tenha conquistado tudo isso em poucos meses, mas certamente a experienciação de
respeitar as escolhas, de construir regras de forma coletiva e de tornar os estudantes
responsáveis pelo seu conhecimento e aprendizagens eu acredito que tenha
iniciado. Foi de fato um ambiente democrático, onde em nenhum momento dos dois
meses em que fiquei com eles eu tive sequer um problema de comportamento ou
conduta, as aulas transcorriam de forma natural, numa “desordem organizada”
pois eles estavam à frente de suas construções e pude mediar os conhecimentos
que eram construídos e ressignificados.
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