Material de apoio LIBRAS

Material de apoio LIBRAS




Não é novidade para ninguém que eu adoro LIBRAS. Mas penso que o grande desafio seja encontrar materiais que auxiliem a nós no estudo desta disciplina. Além dos aplicativos que citei em uma postagem anterior, trago outros, apresentados pelo professor Cristiano e também originados em minhas pesquisas:

O site Cultura Surda é fantástico, pois traz um repositório de materiais vasto, música, literatura, dança, enfim, todas as manifestações culturais possíveis. Eu destacaria a parte de música e a de poesia.

A poesia expressa no site Literatura Surda é mágica, a interpretação dada é digna de prêmio, pois encanta com a suavidade das expressões.

O blog Libras - Educando Surdos traz diversas sugestões de aulas, inclusive com temas atuais, como as Olimpíadas. Vale a pena conferir.

O jogo da Forca no site Surdo Cidadão também merece destaque, passei um tempão jogando e foi de grande valia para meu aprendizado.

Este é um link muito interessante, um filme sobre surdez todo em Libras, criado por uma aluna da Universidade de Brasília.

O Brinquelibras traz jogos para compra em Libras. Sugestão para as salas de AEE.


Libras em Contexto tem uma série de vídeos interessantes.






 Finalizo com este vídeo... A linguagem do amor, para reflexão, espero ter contribuído.

 



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Os jogos virtuais que ensinam

Os jogos virtuais que ensinam

Resolvi hoje dar boas dicas sobre os jogos virtuais que educam. Fiz um projeto que já funciona desde o ano passado na escola onde atuo.

Através deste projeto encontrei excelentes sites que auxiliam nas aulas:


Este site é muito bom, traz atividades de acordo com as áreas acima.

O site Escola Games é fantástico, com ele você pode trabalhar diversas disciplinas, e as atividades são interessantes, as crianças adoram. Veja o exemplo do jogo Casa de Carne






O site Games Educativos também traz uma série de jogos e atividades, mostrando na tela inicial um top games e o jogo mais recente, além de curiosidades. 




O site Jogos da Escola tem um opção interessante para os pequenos, da pré escola, são jogos de coordenação motora.





Abaixo o Projeto de Informática, na íntegra:


“Transpassando Portais, do Portal do Professor ao Aluno, a Educação Digital na Escola Raimundo – Otimização do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (LABIN)”.


Público a que se destina: alunos, professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino fundamental Professor Raimundo Fernandes de Oliveira.

Duração: todo o período letivo, alternando-se as aulas.

Carga horária destinada ao Projeto: 12 horas semanais

Justificativa: Ao perceber a necessidade de um profissional didaticamente habilitado ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação no Laboratório de Informática, a fim de que a comunidade escolar pudesse usufruir de maneira satisfatória deste espaço desenvolveu-se este projeto.

Objetivos:
ñ Capacitar monitor, professores e funcionários interessados quanto às possibilidades de uso dos recursos disponíveis no LABIN;
ñ Permitir o uso dos alunos, de maneira responsável, visando a aprendizagem significativa;
ñ Orientar grupos de professores e alunos durante a utilização do LABIN, nas disciplinas e no currículo;
ñ Propiciar aos alunos a oportunidade de comunicação e trocas culturais.
ñ Tornar as aulas lúdicas e atrativas, despertando no aluno o prazer de aprender;
ñ Permitir e facilitar a conquista de novas amizades, mantendo um vínculo mais fraterno entre si, aprendendo a respeitar e conviver com as diferenças.
ñ Valorizar e aprender a utilizar corretamente diversos recursos existentes, como softwares, objetos virtuais de aprendizagem, wikis, sites de busca e pesquisa desenvolvendo assim, projetos de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento.


Conteúdos trabalhados:
z De acordo com a necessidade do professor, em agendamento prévio serão trabalhados os conteúdos em diversas áreas e disciplinas;
z Com os alunos também serão desenvolvidos minicursos, visando oferecer formação para que aprendam a utilizar os seguintes recursos: editor de textos, planilhas, slides, vídeos, blogs, etc.

Estratégias e Procedimentos:

z Planejamento das ações: todas as atividades serão planejadas no horário destinado à “hora atividade” da professora responsável.

 z Divisão da carga horária:
12 horas subdivididas da seguinte forma:
Ø 8h para reserva do LABIN e trabalho com os professores regentes e alunos, onde na reserva prévia será informado o conteúdo a ser trabalhado, devendo assim o responsável pelo LABIN buscar recursos que auxiliem o professor no desenvolvimento da aula, acompanhando todo o processo desde a chegada do grupo até a saída. Caso não houver agendamento o trabalho poderá ser de atendimento individualizado a algum aluno com dificuldade de aprendizagem, professores e funcionários.
Ø 3h para trabalho de formação com os alunos, onde serão desenvolvidos minicursos, capacitando os alunos para a melhor utilização de editor de texto, planilhas, slides, produção e editoração de vídeos, construção de blogs.
Ø 1h para atendimento exclusivo à professores, monitor do LABIN e funcionários e caso seja possível pais, visando a busca conjunta de estratégias, possibilidades de ensino, utilização dos recursos existentes.
Ø  Haverá participação no Projeto Recreio, ofertando jogos educativos e atividades no espaço do LABIN.



z Reserva do LABIN:
Ø  Um painel de reserva será colocado na sala dos professores com os seguintes itens:
Data:

Turma:

Professor
Regente:

Conteúdo a ser trabalhado; pesquisa a ser realizada:




Diariamente o responsável pelo LABIN fará o controle de reservas, já preparando previamente possibilidades de recursos a serem utilizados.

z Formação dos alunos:
Ø Os alunos serão inscritos de acordo com critérios estabelecidos em conjunto com a equipe gestora e farão minicursos, com 3h de duração semanal, onde se pretende que saiam capazes de utilizar corretamente editores de texto, melhorando assim a qualidade dos trabalhos escolares; aprendam a fazer slides, gravem e editem vídeos, utilizem planilhas e gráficos, construam blogs e demais recursos conforme interesse.
z Formação e atendimento aos Professores/Funcionários:
Ø Uma pesquisa será feita com cada professor/funcionário (anexo 1) e esta servirá como guia para o desenvolvimento da formação do grupo, visando suprir as necessidades que forem apontadas naquela.
Ø Durante 1h por semana o responsável pelo LABIN ficará à disposição do grupo para atendimento individualizado ou, mensalmente, em formações com o grupo durante reuniões pedagógicas.

    Material necessário:
·       Lápis, borracha, caneta e papel;
·       Dicionários;
·       Apoio constante e efetivo da equipe técnica da Prefeitura e/ou Smec;
·       Aquisição de softwares educacionais;
·       Fones de ouvido;
·       Cópias dos textos a serem utilizados nas aulas, ou seja, cota de Xerox;
·       Impressora em funcionamento no LABIN.


Mostra de resultados: Os resultados serão vistos após cada aula, sendo possível observar a compreensão dos alunos, a ampliação dos conhecimentos e assimilação dos conteúdos.


Avaliação: A avaliação do projeto dar-se-á em todos os processos envolvidos e, em alguns casos, com a produção dos alunos. Também será feita avaliação bimestral com todos os envolvidos a fim de aprimorar e corrigir possíveis falhas. Ao final de cada atendimento será preenchida uma ficha de acompanhamento, a fim de obter registro do trabalho desenvolvido (anexo 2).
Cronograma:
Período de aplicação dos questionários de pesquisa com os professores: dia 23 de Fevereiro
Tabulação dos resultados: 24 de Fevereiro
Apresentação dos resultados à equipe gestora: 24 de Fevereiro
Construção do Projeto de Ação, organização dos módulos: de 26 de Fevereiro a 03 de Março.
Início do Primeiro Módulo com professores/Funcionários: a definir
Trabalho com os alunos via reserva: a partir da segunda semana de aula.
Planilha de Desenvolvimento
Ações
Tempo
Pesquisa com professores
23/02
Tabulação de Resultados
24/02
Apresentação de resultados
24/02
Trabalho com alunos
A partir da segunda semana letiva
Organização dos Módulos
26/02 a 03/03
Início do módulo 01
A definir













Anexo 1

Pesquisa com Professores/Funcionários
1. Disciplinas que você ministra:

Português (  ) Educação Física (  )
Matemática (  )  Inglês (  )
História (  )  Geografia (  )
Ciências (  )  Química (  )
Biologia (  )  Física (  )
Educação Artística (  )
Outra (  ) Equipe Gestora (  )
(  ) Funcionário

2. Para quais séries:

Ensino fundamental (especificar):
Em quais períodos?
Manhã (  )
Tarde (  )

3. Situação funcional:

Concursado  (  )
Contratado (  )

      4. Faixa etária:

20 a 25 anos (  )
25 a 35 anos (  )
35 a 40 anos (  )
40 a 45 anos (  )
Mais de 45 anos (  )

5. Quais recursos a escola possui:

Biblioteca (  )  Aparelho de som (  )
Sala de leitura (  )  Computadores (  )
Televisão (  )  Lab. de Informática (  )
TV escola (  )  Fax (  )


6. Dos recursos elencados no item anterior, quais você utiliza efetivamente?

Biblioteca (  )  Aparelho de som (  )
Sala de leitura (  )  Computadores (  )
Televisão (  )  Lab. de Informática (  )
TV escola (  )  Fax (  )

7. Caso você queira usar recursos tecnológicos em sua aula:
7.1 Você tem equipamentos disponíveis na Instituição?     Sim (  )  Não (  )
 7.2 Você tem acesso livre a esses equipamentos na Instituição?  Sim (  )  Não (  ) 
7.3 Você tem suporte institucional para usar esses equipamentos?
Sim ( ) Não ( )
  
     8. Você usa recursos ligados à informática na preparação das suas aulas?
           Sim (  )  Não (  ) 
8.1 Se sim, cite algumas ferramentas utilizadas:
                 Word (  )  Outlook (  ) 
                 Power Point (  ) Paint (  )
                  Excel (  )  Jogos (  ) 
                  Internet (  )  Softwares específicos (  )

9. Você propõe aos alunos atividades ligadas ao uso do computador no espaço escolar?   Sim (  )  Não (  ) 
9.1 Se sim, especifique de que forma utiliza estes recursos:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Considere a afirmação: “No futuro, será possível aprender tudo com um microcomputador e não mais participar das atividades presenciais nas escolas.” Você:
L Discorda
K Em partes
J Concorda








11. Professor, use o espaço abaixo e o verso, se necessário for,  para apresentar sugestões de como facilitar o uso do computador no espaço escolar e também escreva sobre suas necessidades profissionais, o que gostaria de aprender a utilizar, no que diz respeito aos recursos digitais:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observações:
Com o primeiro grupo de perguntas (questões 1, 2, 3 e 4) objetivo era definir o perfil pessoal do professor, bem como as matérias que ele ensina, sua situação funcional, e faixa etária.
O segundo grupo de perguntas (questões 5, 6 e 7) revela os recursos disponíveis na escola em que o professor atua e se o mesmo conhece a existência destes recursos.
As questões 8 e 9, o grupo mais importante do questionário, revela como ou se o professor utiliza os recursos tecnológicos disponíveis, e qual seu grau de conhecimento referente aos softwares mais conhecidos e utilizados.
A questão 10 pede a opinião do professor quanto ao tema de educação a distância.
A questão 11 é um espaço livre para sugestões e críticas do professor, assim como para as necessidades dele.
O modelo de pesquisa foi obtido a partir do site Scribd .
















Anexo 2


Ficha de Acompanhamento – PLANO DE AÇÃO LABIN
Problema: _________________________________Ação n°: _______
Projeto ou atividade:______________________________________________
Aulas, projetos e/ou atividades realizados
Professor (a):
Turma:
N° de alunos:
Projeto:

Habilidades:


Objetivo:


Justificativa:


Avaliação:
Data: ____/____/____
Horário:

Data: ____/____/____
Horário:

Data: ____/____/____
Horário:


Conteúdo:
Arroio do Sal,____ de_________________ de 2015.
___________________________                      _______________
Coordenação Laboratório                                             Professora Laboratório





 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS