O encantamento mútuo com o letramento digital

O encantamento mútuo com o letramento digital




     Neste ano estou desenvolvendo, em parceria com a professora de português e amiga Scheila Machado, um projeto intitulado "Google Classroom - A sala de aula vai até você", com objetivo de trabalhar de forma virtual, à distância e mesmo em momentos presenciais, mas já introduzindo os estudantes no mundo digital.

     Nos preparamos para isso, estudamos, nos encantamos e finalmente arriscamos e o resultado? Está sendo, aos poucos, fantástico. Qual professor não sonha com os estudantes realizando trabalhos assim que chegam da escola? Ou ficarem até tarde fazendo as atividades e tirando dúvidas contigo? Isso tem acontecido e foi o que me motivou a decidir a área onde quero estagiar, o foco do meu TCC, letramento digital em sala de aula democrática, ou seja, o que vamos estudar vai depender deles, mas como estudaremos será uma construção de todos nós fazendo uso das tecnologias. 

     Claro que tenho consciência que não será fácil, teremos contratempos, como a questão do acesso, mas tenho certeza de que a aprendizagem está tendo um outro significado para as turmas participantes. Nossos estudantes são de uma geração completamente diferente da nossa e não adianta querermos que eles aprendam usando as mesmas estratégias que nós, isso torna nossas aulas enfadonhas e sem sentido. Ao desafiá-los a conhecer mais sobre as tecnologias eles se sentem motivados, estimulados. Isso exige muito do educador também, que precisa se despir da toga autointitulada "dono do saber" e nem sempre é fácil, pois alguns têm receio de perder o seu tão sonhado espaço na sociedade, mas posso garantir que isso não acontece.






O letramento, segundo Fonseca (2005) leva em consideração os saberes e práticas culturais que os indivíduos possuem, e os toma como fios condutores para a apropriação da linguagem. Como nos traz Freire, (1994, p. 20). “[…] a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele”, sabemos que a leitura de mundo em tempos de globalização é relevante e a questão das tecnologias no letramento faz parte da leitura dos alunos.


     "A cultura é mediada pela comunicação, e toda a arquitetura deste
sistema de valores, construída historicamente, está sendo transformada pelas
novas tecnologias digitais, e desta forma, as novas práticas sociais de leitura e
escrita se constituem no que é denominado hoje de letramento digital." Fonseca, p.24, 2005.



O letramento digital é um dos assuntos mais atuais e penso que um dos que merecem estudos, pois ainda há pouco material sobre o mesmo, em especial quando se trata de séries iniciais. A minha ideia é aos poucos fazer com que meus alunos percebam textos que levam a outros gêneros, através de links e hiperlinks, elementos sonoros e visuais tudo numa mesma superfície. Os estudantes também serão, ainda segundo Fonseca(2005) capazes de localizar, filtrar e avaliar criticamente diversas informações. O direito de acesso à redes de informações passa a ser uma nova forma de liberdade de expressão e precisamos possibilitar isso em nossas aulas, se quisermos de acompanhar nossos alunos em suas produções para além da sala de aula.






Referências:

FONSECA, Magda de Carvalho. Letramento Digital: uma possibilidade de inclusão social através da utilização de software livre e da educação a distância. Trabalho de Conclusão de Pós-graduação lato sensu da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – Universidade Federal de Lavras. 2005. Disponível em http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/9528/1/MONOGRAFIA_Letramento%20digital%20-%20uma%20possibilidade%20de%20inclus%C3%A3o%20social%20atrav%C3%A9s%20da%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20software%20livre%20e%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20dist%C3%A2ncia.pdf
Acesso em 13/04/2018.


FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 29. Ed. São Paulo: Cortez, 1994

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Vânia disse...

Muito legal!!

Unknown disse...

Oi Lucinéia,

Adorei sua postagem! Que bom que as aprendizagens deste semestre e atua experiência em sala te inspiraram a decidir o assunto do teu TCC. Fico feliz que tenhas escolhido esse assunto, pois ele carece de produções e pesquisas, talvez por ser um assunto tão atual e desafiador. Gostaria de saber mais sobre esse projeto que estás desenvolvendo com teus alunos. Aguardo as próximas postagens!
Abraço, Tutora Tais

Postar um comentário