Análise 8
Falar sobre o erro não
pode ser visto como algo negativo sob o ponto de vista da avaliação e é esse
meu objetivo ao retomar a postagem que trata do Erro. Nesta
postagem eu já citava o texto de Morin onde vimos que todo conhecimento traz
em si o erro e a ilusão, a cegueira e os paradigmas.
Ao longo destes 4 anos
eu tive muitos momentos de “cegueira” caracterizadas pelos paradigmas que me
ocultaram e em outros momentos revelaram que muitos dos conhecimentos que eu
estava ressignificando eu só o estava fazendo por desconstruir o anterior, que
era julgado em meu inconsciente como correto. Desta forma, avaliando minhas aprendizagens
percebo que meus erros, minhas tentativas e minhas ilusões foram contribuintes indispensáveis
para a pedagoga que estou me tornando.
Como exemplo, logo no
início dos preparativos sobre o estágio eu tinha uma assunto em mente, que era
relacionado ao letramento digital, ocorre que percebi que não poderia
desenvolver em tão pouco tempo e resolvi trabalhar a autonomia e cooperação que
já estavam previstas em meu pré projeto, mas como ferramenta de trabalho, não
de estudo. O que poderia ser visto como um erro, a troca do foco, trouxe
aprendizagens importantes e modificou minha prática, pois as estações de
aprendizagem e a colaboração estão fazendo parte de meus dias em 2019.
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