Análise 8


Análise 8

Falar sobre o erro não pode ser visto como algo negativo sob o ponto de vista da avaliação e é esse meu objetivo ao retomar a postagem que trata do Erro. Nesta postagem eu já citava o texto de Morin onde vimos que todo conhecimento traz em si o erro e a ilusão, a cegueira e os paradigmas.
Ao longo destes 4 anos eu tive muitos momentos de “cegueira” caracterizadas pelos paradigmas que me ocultaram e em outros momentos revelaram que muitos dos conhecimentos que eu estava ressignificando eu só o estava fazendo por desconstruir o anterior, que era julgado em meu inconsciente como correto. Desta forma, avaliando minhas aprendizagens percebo que meus erros, minhas tentativas e minhas ilusões foram contribuintes indispensáveis para a pedagoga que estou me tornando.
Como exemplo, logo no início dos preparativos sobre o estágio eu tinha uma assunto em mente, que era relacionado ao letramento digital, ocorre que percebi que não poderia desenvolver em tão pouco tempo e resolvi trabalhar a autonomia e cooperação que já estavam previstas em meu pré projeto, mas como ferramenta de trabalho, não de estudo. O que poderia ser visto como um erro, a troca do foco, trouxe aprendizagens importantes e modificou minha prática, pois as estações de aprendizagem e a colaboração estão fazendo parte de meus dias em 2019.

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