A concepção pedagógica de uma escola e a diferença nos múltiplos olhares possíveis.
Refletindo sobre o texto que escrevi para o Seminário Integrador, neste início de eixo VII e fazendo uma relação entre o vídeo assistido, os textos lidos e o que venho enfrentando em minha escola posso afirmar que a concepção pedagógica de uma escola pode sim ser diferente de acordo com os olhares que veem.
As ideias em relação ao pensar o modo de realizar o ato educativo compõem a concepção pedagógica de uma escola. Assim como existem inúmeras formas de pensar o ato educativo também existem outras tantas concepções pedagógicas. Uma delas foi brilhantemente abordada no curta “Escolas Democráticas”, pois o vídeo traz a escola tradicional, com uma concepção infelizmente ainda vista e reconhecível em muitas escolas, isso é observado logo no início do vídeo, quando a representação arquitetônica da escola é de uma caixa, composta por um currículo fechado, onde os elementos visivelmente são tratados de forma impessoal, os estudantes são passivos, a figura do professor que aparece de forma caricata com garras é autoritária e opressora. Nesta concepção pedagógica, que segundo Becker (2001) caracteriza a pedagogia diretiva, o pressuposto epistemológico é o empirismo, o conhecimento é mecânico, depositado no aluno, como a educação bancária, repassado pelo professor (sujeito), e os estudantes (objeto) não são estimulados a pensar, as respostas devem ser as esperadas pelo professor, que em acordo com a gestão da escola, ignora ideias e pensamentos dos alunos. A aprendizagem é literalmente despejada, distante da prática e desta forma os conteúdos que não são significativos logo serão esquecidos.