O uso dos jogos na sala de aula

O uso dos jogos na sala de aula


Ontem fomos apresentados à disciplina de Ludicidade e Educação da forma mais perfeita possível, brincando, jogando, rindo, aprendendo e refletindo. Tudo isso me fez pensar que estou no caminho certo. Uma das coisas que fiz ano passado, quando estava em sala de aula foi pedir, lutar, por um espaço só meu chamado de Sala Temática de Inglês. Lá eu criei um ambiente facilitador da aprendizagem, com cartazes alusivos à disciplina e um canto dos livros, jogos e brincadeiras, onde os alunos podiam ir após concluir aquilo que era dirigido, as crianças adoravam. Sempre utilizo e muito, os jogos nas minhas aulas, criei alguns que os alunos gostam muito de jogar e pedem com frequência, faço avaliações jogando, enfim, eu acredito no poder do brinquedo, tenho certeza de que a fundamentação teórica me dará a sustentação necessária para continuar no caminho da mudança de uma aula tradicional para aquilo que realmente importa a aprendizagem significativa!








  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O brincar ressignifica a aprendizagem

O brincar ressignifica a aprendizagem



Eu tenho certeza de que a brincadeira, o lúdico contribui e muito para a real aprendizagem, aquela que é significativa e hoje resolvi exemplificar com um projeto que realizo há muitos anos chamado "Personagens". Dentro da disciplina de Língua Inglesa eu crio personagens, escrevo os textos de acordo com o enfoque desejado, pontos gramaticais, desenvolvimento de vocabulário e linguagem, compreensão auditiva, etc e depois enceno para os alunos. Durante aquela aula, falo somente em Inglês e eles tem de compreender, participando efetivamente da aula, depois brincamos muito, trabalhamos música etc e assim eles aprendem. Tenho relatos de ex alunos que são profissionais de diversas áreas hoje colocando o quanto aquelas aulas marcaram e tudo que aprenderam, ou seja, brincar desenvolve muito. Claro que dá trabalho também, mas faz parte da profissão. Para cada personagem tenho de pensar no figurino, que sempre faço de forma engraçada, despojada e visando fazê-los rir mesmo, penso também nos objetos que posso usar e em que atividades aplicar após a visita do personagem. Seguem algumas fotos...

O surfista Ted Locky

Atividade de produção, vocabulário com dinâmica

A modelo Naomi Bunchen

William Shakespeare














  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A importância do ato de brincar



A importância do ato de brincar


Quem não se recorda de brincadeiras desenvolvidas na infância? Stop, gato mia, pega pega, esconde esconde,  casinha, escolinha, elástico, enfim todas estas fizeram parte da minha formação pessoal, elas me ensinaram muitas coisas, em especial, aprendi a fantasiar, a trocar, a esperar a vez, a ser crítica, porque ao brincar de casinha eu via o que queria e o que não queria em minha realidade. Eu fui criança, a mim foi permitido brincar, jogar. Eu não tinha minhas tardes cheias de atividades extras, minha única obrigação era estudar em um turno e ser criança em outro. Por isso eu trouxe essas imagens: 




     Hoje, temos que tomar cuidado para que seja permitido à criança o DIREITO de brincar, que é sim coisa séria e fundamental ao seu desenvolvimento psicomotor. É uma aprendizagem que auxilia na formação cidadã. A algumas crianças este direito é cerceado, pois são apresentadas cedo demais ao mundo do trabalho, a outras também, pois tem uma agenda tão cheia de coisas visando prepará-las para o mundo adulto que não sobra tempo para o brincar.Portanto, independente de classe social é primordial que nós, educadores sejamos propagadores deste direito e que seu exercício seja permitido em nossas aulas.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS