Análise 4


Análise 4

Na minha quarta análise trago a utopia de “Um outro mundo possível, mais perto do que imaginamos”, onde relato sobre a descoberta do Projeto Amora e o quanto fiquei encantada com o mesmo. Tão encantada que ele foi a grande inspiração para que eu tentasse esse “outro mundo”, aqui uma metáfora da sala de aula que idealizo. Ao ler sobre o projeto, tive a ousadia de querer algo parecido em meu curto período de regência, durante os cerca de 2 meses de estágio. Pratiquei muito do que vi no Amora, mas adaptando à minha realidade e percebi que é possível fazer um espaço diferente, perto de nós. O fato do Amora acontecer em Porto Alegre, estar vinculado à UFRGS fez com que se tornasse ainda mais inspirador, pois quando um projeto é realizado em outro país, como no caso da escola da Ponte, parece que todas as questões socioculturais daquele país nos distanciam e que aquilo que lá funciona, talvez não acontecesse aqui. Mas Porto Alegre é ali, está perto e quando li tive a certeza do que eu queria para o espaço de sala de aula que estaria sobre a minha responsabilidade. Os objetivos do Amora e as minhas intenções eram similares, eu pretendia redimensionar os tempos e espaços, transformar a sala de aula em um espaço colaborativo e que promovesse a autonomia e acredito que através da interdisciplinaridade efetiva, dos projetos de aprendizagem e das estações de trabalho, aliadas às tecnologias, à ciência de que não somos detentores do saber, permitindo outras vozes dentro e fora do espaço da sala de aula, utilizando de uma metodologia construtivista, este outro mundo seria possível e de fato o foi.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário