Análise 1
Ao revisitar
minha postagem sobre “O
jogo, o lúdico e o concreto” de 2017, veio em minha mente, na hora, o
trabalho que consegui realizar com a Matemática durante meu estágio. Na época da
postagem, eu estava perdendo o receio da matemática, construído desde minha
infância e não conseguia ver muitas possibilidades de práticas além do uso do
computador e jogos matemáticos online. Durante o estágio, porém, tentando
transformar as disciplinas do quinto ano em Interdisciplinas, surgiu no
trabalho com a geografia e economia local a pesquisa sobre as profissões dos
pais do estudantes e a partir daí, o trabalho com a criação das famílias
hipotéticas, que envolveram pesquisa sobre os salários médios regional, criação
de conta bancária fictícia, aprendizagem sobre o funcionamento básico de uma
conta, preenchimento de cheques e uso de cartão, fizeram em casa, com a família
a lista de compras mensal, foram ao mercado pesquisar preços, calcularam o
valor de suas listas de compras, tiveram que pagar contas também fictícias de água
e luz, assim, modificaram inclusive posturas em casa, tornando-se mais
cuidadosos e econômicos, segundo relato de algumas famílias. Consegui trabalhar
de forma lúdica e concreta a matemática, seus conceitos e assim levar para o uso
cotidiano. Foi gratificante e uma das maiores transformações que o curso me
trouxe, a minha nova paixão, a matemática.
0 comentários:
Postar um comentário