Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 09




Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 09



Ao ler minha publicação sobre Tempo e Espaço de 28 de janeiro de 2017, uma das coisas que escrevi, naquele momento, sem a percepção do que estaríamos vivendo entre 2018 e 2019 me assusta um pouco:

              “Conforme Cooper ‘O processo de investigação histórica envolve a compreensão de conceitos do tempo: a mensuração do tempo, continuidade e mudança, as causas e efeitos de eventos e de mudanças ao longo do tempo, semelhanças e diferenças entre períodos. Isso significa encontrar o passado a partir de fontes’.  
         Portanto, estabelecer relação e construir aprendizagens através de diferentes fontes é uma das alternativas para a aprendizagem significativa dos Estudos Sociais.”

Quando escrevi isso não imaginei que teria em 2019, tanta preocupação em tratar da questão das fontes em sala de aula. O que vimos, infelizmente, foi um presidente sendo eleito por conta de fakenews, notícias vindas de fontes duvidosas que mudaram completamente nosso presente e certamente trarão consequências graves ao nosso futuro, que será estudada como um passado triste, mais um, na história de nosso país.

E o que mais me assusta é a possibilidade de mudarem inclusive fontes confiáveis, como os livros de história e apagarem a possibilidade das crianças de hoje conhecerem a história real da nossa nação.

Penso que é o momento mais difícil do qual tenho recordação ao longo desses meus 40 anos e nunca imaginei que teria que pensar antes de falar alguma pra ver quais interpretações podem ser dadas... triste demais com o rumo das coisas...




COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos. Educar, Curitiba, v. Especial, p.171-190, 2006. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/5541/4055> Acesso em: 26/01/2017.

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