Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 09
Ao ler minha publicação
sobre Tempo e Espaço de 28 de janeiro de 2017, uma das coisas que escrevi,
naquele momento, sem a percepção do que estaríamos vivendo entre 2018 e 2019 me
assusta um pouco:
“Conforme Cooper ‘O processo de investigação
histórica envolve a compreensão de conceitos do tempo: a mensuração do tempo,
continuidade e mudança, as causas e efeitos de eventos e de mudanças ao longo
do tempo, semelhanças e diferenças entre períodos. Isso significa encontrar o
passado a partir de fontes’.
Portanto,
estabelecer relação e construir aprendizagens através de diferentes fontes é
uma das alternativas para a aprendizagem significativa dos Estudos Sociais.”
Quando escrevi isso não imaginei que teria em 2019,
tanta preocupação em tratar da questão das fontes em sala de aula. O que vimos,
infelizmente, foi um presidente sendo eleito por conta de fakenews, notícias
vindas de fontes duvidosas que mudaram completamente nosso presente e
certamente trarão consequências graves ao nosso futuro, que será estudada como
um passado triste, mais um, na história de nosso país.
E o que mais me assusta é a possibilidade de
mudarem inclusive fontes confiáveis, como os livros de história e apagarem a
possibilidade das crianças de hoje conhecerem a história real da nossa nação.
Penso que é o momento mais difícil do qual tenho
recordação ao longo desses meus 40 anos e nunca imaginei que teria que pensar
antes de falar alguma pra ver quais interpretações podem ser dadas... triste
demais com o rumo das coisas...
COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o
passado a crianças de 3 a 8 anos. Educar, Curitiba, v. Especial, p.171-190,
2006. Disponível em:
<http://revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/5541/4055> Acesso em:
26/01/2017.
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