Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 06

Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 06



Valorizar os saberes que nossas crianças e adultos trazem... essa era frase inicial da postagem do dia 04 de fevereiro de 2017. E relendo o que escrevi, mais uma vez uma interdisciplinar que gostei muito e com a qual me identifico bastante, representação do mundo pelas ciências sociais, e uma das coisas que escrevi foi:

           “Que possamos sempre nos lembrar que segundo a professora e pesquisadora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e organizadora do livro Memorial Paulo Freire: Diálogo com a Educação (Expressão e Arte), Noêmia de Carvalho Garrido, os projetos devem estar ligados à comunidade, trazer a história de vida dos educandos, para então trabalhar a sistematização dos conteúdos que a escola exige. “O homem, em sua formação, não é dividido, ele é integral, o conhecimento que vem de fora da escola é integral. Só se fragmenta na sala de aula”, diz.”

E vi que mais uma vez apliquei esta reflexão em aula, durante o estágio. Trabalhamos com a realidade dos alunos, as profissões das famílias, a economia local, o sistema político de nossa cidade, os interesses deles nos projetos de pesquisa. Foram extremamente críticos e questionadores ao indagar vereadores, prefeito e vice sobre os problemas locais.
Da família de cada um tiraram os itens que compunham a “cesta básica”, foram ao mercado, registraram preços, fizeram cálculos, passaram a compreender que nem sempre o que ganhamos dá para tudo que precisamos. Foi uma experiência fantástica e inesquecível, para mim e para eles. Consegui, de verdade, levar os conteúdos para a realidade.


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