Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 03

Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 03



Ao reler a postagem feita em 12 de abril de 2016 em que falava da importância do ato de brincar tive certeza de que levei aprendizagens da graduação para a sala de aula, em especial no período de estágio, que foi quando atuei realmente como pedagoga.

Naquele momento eu refletia sobre o quanto o direito ao brincar estava sendo cerceado e o quanto ele deveria ser retomado, pois poderia trazer aprendizagens significativas de fato. Citei exemplos como aprender a fantasiar, a trocar, a esperar a vez, a ser crítica, a criar e respeitar regras e também convocava para que permitíssemos esse direito em nossas aulas.


Durante meu estágio apliquei isso, trabalhei com o brincar de diversas maneiras, jogos de tabuleiros, esculturas em argila, máscaras de gesso e foi então que vi, saindo da teoria, a prática se comprovando. Eles aprenderam novos conceitos, ressignificaram outros, mantiveram questionamentos para busca posterior e tudo isso em meio ao brincar. 

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