Como podemos, como educadores, contribuir para construir uma sociedade ética?


A pergunta colocada acima é fácil e difícil de ser respondida, fácil do ponto de vista teórico e difícil do ponto de vista prático. Como o texto traz, a filosofia pode nos auxiliar, e em especial a filosofia helenística, pois esta se preocupa com as dificuldades da vida humana, sendo uma delas a busca por uma sociedade ética. A ética deve ser trabalhada relacionada à estética, visto que o pensamento está associado à ação e estas são influenciadas pelas emoções. Ou seja, a ética está relacionada à ação e aí entra a dificuldade em contribuir, pois vai exigir do educador pensar acerca do que ele próprio faz. Que tipo de cidadão eu, enquanto educadora ajudaria a formar se para concluir minha graduação pagasse alguém para fazer meus trabalhos, ou copiasse textos prontos da internet e colocasse a autoria como minha? Como cobrar dos alunos ações éticas que muitas vezes os educadores não têm? Um exemplo claríssimo disso se dá nas grandes formações, onde existem inúmeros educadores, uma pessoa explanando e as conversas paralelas, risadas, crochê ou chimarrão são livres. Depois, estes mesmos educadores vão para sala de aula exigir silêncio e atenção dos seus alunos. Nestas colocações estou apenas praticando como nos diz Márcia a ética é a reflexão, o questionamento que eu dirijo para aquilo que já se consolidou.

Penso que, respondendo a questão, a contribuição se dá de duas formas, através do exemplo e através da reflexão sobre a ação. Somos espelho para nossos estudantes e devemos ter noção da responsabilidade que isso implica, portanto, para cobrar algo ético, devemos ser éticos. E quando estivermos diante de situações que exijam posicionamento ético a melhor maneira é levar todos à reflexão, praticando a empatia. 

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