O andamento do Projeto de Aprendizagem
Esta imagem mostra exatamente como estou me sentindo em relação ao Projeto de Aprendizagem. Embora eu esteja realmente aprendendo como fazê-lo, esteja me divertindo com minha aprendizagem, com o reconhecimento dos passos corretos para a execução de um PA eu sinto por não estar "saindo do lugar", por estar andando em círculos e por um motivo que me persegue desde o início do curso: o TEMPO. Trabalho apenas uma vez por semana com cada turma, minha ideia inicial seria aplicar o PA com o quinto ano, turma que acredito teria perfil para aceitar a proposta, mudei porque a aula com eles é na sexta e neste dia teríamos feriados pela frente. Optei então pelo quarto ano, com aulas na segunda e após um feriado e um dia de pediatra com meus filhos ocorreu que o projeto parou. Tenho receio de não conseguir concluir em TEMPO. Enfim, acredito no PA, mas ainda não estou conseguindo conciliar a proposta com o tempo restrito que tenho em sala de aula.
4 comentários:
Olá, Lucinéia.
É importante quando conseguimos encontrar o que dificulta a aplicação de uma proposta, mas também precisamos encontrar como construir novas possibilidades e colocarmos nossas propostas em funcionamento. portanto, precisas verificar entre o real, o ideal e o que é possível, pois as propostas de trabalho são sempre complexas e desafiantes. Márcio Malavolta
Lu percebo tua dificuldade em aplicar a nova metodologia pedagógica, pois tens pouco tempo com teus alunos. Imagina eu que estou sem turma. Os PAs demandam um tempo especial e um grande comprometimento com sua essência. Também precisamos conhecer realidade do educando, então te pergunto, como aplicar o projeto de aprendizagem sem conhecer a especificidade de cada um?
compartilho de tuas aflições quanto ao tempo e o encaixe com o calendário escolar, ainda assim, a interdisciplina trouxe conhecimentos e desafios enquanto acadêmica, porém a sensação de andar em círculo permeia meus sentimentos. Quais mecanismos sugeri para aplacar tal sensação?
Lu, confesso que também encontrei essa mesma dificuldade, pois além de feriados tenho enfrentado uma enxurrada de projetos da escola que também são de suma importância para a turma, por conta disso tenho tido pouco tempo e não sei se ocorre com você também, mas quando retomo o projeto vejo que o assunto meio que esfriou e tenho que fazer toda uma volta recontando o que eles já apreenderam e o que falta apreender para traze-los de volta a ativa.
Postar um comentário