SUSTENTABILIDADE PARA ALÉM DA RECICLAGEM
O título da postagem talvez sugira que eu seja contra trabalhar a questão da reciclagem, então inicio esclarecendo que não sou, ao contrário, penso que é muito importante a reciclagem, a separação do lixo, mas ela é uma questão cultural-educacional, afinal de que adianta trabalharmos na escola a importância da reciclagem, da separação do lixo se o poder público da cidade onde moro não dispõe de coleta seletiva ou de um espaço para os catadores trabalharem? Haverá algum resultado se em casa separarmos o lixo e ao chegar na lixeira da rua for tudo para o mesmo local?
Para além da reciclagem, significa buscar outras ações, junto ao poder público que permitam as pequenas ações que podemos instigar na escola. Devemos questionar, exigir, pressionar para que seja feito o papel dos gestores ambientais da cidade.
Outro questionamento importante a ser levantado quando falamos em sustentabilidade diz respeito aos condomínios que "grandes investidores" estão interessados em implantar aqui. Sabemos que o poder econômico prevalece aquém da real preocupação ambiental. Há que se mensurar se é sustentável ou não ao município e às nossas riquezas este tipo de empreendimento.
O homem busca o desenvolvimento econômico e muitas vezes não mede os prejuízos ambientais que este desenvolvimento possa trazer a médio e longo prazo. Utiliza-se das ciências e tecnologias para prejudicar o próprio meio onde vive. Um exemplo recente foi a tragédia de Mariana, ocorrida em Minas Gerais. O rompimento de uma barragem, feita pelos homens, causou mortes e destruição ambiental, cujas proporções ainda estão sendo verificadas.
É preciso compreender que a ciência e o desenvolvimento podem estar aliados à sustentabilidade, desde que saibamos tratar as questões coma criticidade necessária, não nos deixando cegar pelo poder econômico.
1 comentários:
Oi Lucinéia,
Gostei muito da sua reflexão sobre a sustentabilidade!
De que formas você acredita que podemos envolver os alunos numa proposta que incentive e que eles compreendam as pequenas e grandes ações que envolvem a sustentabilidade no ambiente escolar e familiar?
Abraço,tutora Tais
Postar um comentário