O JOGO, O LÚDICO E O CONCRETO.
Tenho conseguido, ao longo dos estudos na disciplina de Representação do Mundo pela Matemática , perceber que esta disciplina é mais fácil do que eu imaginava e que pode ser tão divertida quanto o Inglês ou qualquer outra, se soubermos utilizar de uma metodologia que encante, que faça pensar, que instigue, que desafie nosso aluno.
O uso do concreto, para que a criança consiga construir o número, compreendê-lo é fundamental. Os jogos, o lúdico, a brincadeira pode ser uma grande aliada no intuito de formar novos aprendizes da Matemática prazerosa.
Pensando neste afirmação acima, fui atrás de um material que já utilizei com alunos, quando responsável pelo laboratório de informática de minha escola. Num projeto onde auxiliava às professoras do currículo a encontrar alternativas para aprendizagem de conteúdos, através de objetos virtuais e trago o "Casa de Carne", as imagens mostram o passo a passo deste jogo, que os pequenos adoram:

O que o torna interessante é que traz alguns saberes práticos, como o reconhecimento dos nomes dos cortes de carne em relação ao animal e cálculos simples de quantidades em relação a preços.
2 comentários:
Seria bom comentares sobre o que consideras interessante neste jogo.
Comentário acrescentado à postagem, obrigada pela dica...
Postar um comentário