Descobrindo a Matemática!

Descobrindo a Matemática!


Ao retomar as leituras e produzir os trabalhos comecei a perceber que a Matemática estava mais presente em minhas aulas do que eu imaginava. Claro que eu sabia que ao ensinar os números em Inglês era Matemática, mas não sabia que ao utilizar o trabalho com os indiozinhos ou com os picolés eu estava também trabalhando conceitos de alfabetização Matemática. Conforme Lourenço, Baioche e Teixeira: 
                                                                      “A matemática está em nosso cotidiano e não                                           podemos negar, e ao alfabetizar matematicamente muitos educadores sentem-se inseguros”.
E penso que se trata disso, esta insegurança, naquele momento não permitiu que eu pudesse relacionar minha prática na Língua Inglesa com a Matemática. Agora, um pouco mais calma, consigo perceber que a utilizo frequentemente.
Eu costumo trabalhar os números em Inglês, mas detesto “decoreba”, então não os faço decorar, construímos juntos, trabalhando a relação entre o número e a quantidade, utilizando, em especial com os pequenos, o concreto como canudos, prendedores e até os dedos. Costumo associar à música do Indiozinho em Inglês e fazemos os fantoches dos dez indiozinhos e do barco, assim, eles cantam, aprendem Inglês e Matemática.
Cantamos e representamos a música também, usando os próprios alunos e assim extraio do texto:
“Para que o aluno aprenda matemática, ele precisa se sentir seguro diante de sua representação, precisa descobrir o caminho de uma relação menos angustiante, substituindo o caráter que o oprime na aprendizagem pela alegria da descoberta, para que juntos, aluno e professor, possam aprender, criar e recriar seus conhecimentos. ”



Um outro recurso que utilizo com meus pequenos é o jogo dos picolés, que trabalha as cores em Inglês e também a classificação, uma vez que eles precisam relacionar o cabo com a cor correspondente do picolé, conforme a foto (retirada da internet):


Fonte do texto lido:
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: O QUE É? COMO FAZER?Edvânia Mª da Silva Lourenço , Vivian Tammy Baiochi, Alessandra Carvalho Teixeira
Revista da Universidade Ibirapuera - - Universidade Ibirapuera São Paulo, v. 4, p. 32-39, jul/dez. 2012
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1713598/course/section/1269522/44.pdf

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário