Os jogos virtuais que ensinam
Resolvi hoje dar boas dicas sobre os jogos virtuais que educam. Fiz um projeto que já funciona desde o ano passado na escola onde atuo.
Através deste projeto encontrei excelentes sites que auxiliam nas aulas:
Este site é muito bom, traz atividades de acordo com as áreas acima.
O site Escola Games é fantástico, com ele você pode trabalhar diversas disciplinas, e as atividades são interessantes, as crianças adoram. Veja o exemplo do jogo Casa de Carne
O site Games Educativos também traz uma série de jogos e atividades, mostrando na tela inicial um top games e o jogo mais recente, além de curiosidades.
O site Jogos da Escola tem um opção interessante para os pequenos, da pré escola, são jogos de coordenação motora.
Abaixo o Projeto de Informática, na íntegra:
“Transpassando Portais, do Portal do Professor ao Aluno, a Educação Digital na Escola Raimundo – Otimização do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (LABIN)”.
Público a que se
destina: alunos, professores e funcionários da
Escola Municipal de Ensino fundamental Professor Raimundo Fernandes de Oliveira.
Duração: todo
o período letivo, alternando-se as aulas.
Carga horária destinada
ao Projeto: 12 horas semanais
Justificativa: Ao
perceber a necessidade de um profissional didaticamente habilitado ao uso das Tecnologias
de Informação e Comunicação na Educação no Laboratório de Informática, a fim de
que a comunidade escolar pudesse usufruir de maneira satisfatória deste espaço
desenvolveu-se este projeto.
Objetivos:
ñ
Capacitar monitor, professores e funcionários interessados quanto às
possibilidades de uso dos recursos disponíveis no LABIN;
ñ
Permitir o uso dos alunos, de maneira responsável, visando a aprendizagem
significativa;
ñ
Orientar grupos de professores e alunos durante a utilização do LABIN, nas disciplinas
e no currículo;
ñ Propiciar aos alunos a oportunidade de comunicação e
trocas culturais.
ñ Tornar as aulas lúdicas e atrativas, despertando no
aluno o prazer de aprender;
ñ
Permitir e facilitar a conquista de novas amizades, mantendo um vínculo mais
fraterno entre si, aprendendo a respeitar e conviver com as diferenças.
ñ
Valorizar e aprender a utilizar corretamente diversos recursos existentes, como
softwares, objetos virtuais de aprendizagem, wikis, sites de busca e pesquisa
desenvolvendo assim, projetos de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento.
Conteúdos
trabalhados:
z
De acordo com a necessidade do professor, em agendamento prévio serão
trabalhados os conteúdos em diversas áreas e disciplinas;
z
Com os alunos também serão desenvolvidos minicursos, visando oferecer formação
para que aprendam a utilizar os seguintes recursos: editor de textos,
planilhas, slides, vídeos, blogs, etc.
Estratégias e
Procedimentos:
z
Planejamento das ações: todas as atividades serão planejadas no horário destinado
à “hora atividade” da professora responsável.
z
Divisão da carga horária:
12 horas subdivididas da
seguinte forma:
Ø 8h
para reserva do LABIN e trabalho com os professores regentes e alunos, onde na
reserva prévia será informado o conteúdo a ser trabalhado, devendo assim o
responsável pelo LABIN buscar recursos que auxiliem o professor no
desenvolvimento da aula, acompanhando todo o processo desde a chegada do grupo
até a saída. Caso não houver agendamento o trabalho poderá ser de atendimento
individualizado a algum aluno com dificuldade de aprendizagem, professores e
funcionários.
Ø 3h
para trabalho de formação com os alunos, onde serão desenvolvidos minicursos,
capacitando os alunos para a melhor utilização de editor de texto, planilhas,
slides, produção e editoração de vídeos, construção de blogs.
Ø 1h
para atendimento exclusivo à professores, monitor do LABIN e funcionários e
caso seja possível pais, visando a busca conjunta de estratégias,
possibilidades de ensino, utilização dos recursos existentes.
Ø Haverá participação no Projeto Recreio,
ofertando jogos educativos e atividades no espaço do LABIN.
z
Reserva do LABIN:
Ø Um painel de reserva será colocado na sala dos
professores com os seguintes itens:
Data:
|
Turma:
|
Professor
Regente: |
Conteúdo a ser
trabalhado; pesquisa a ser realizada:
|
Diariamente o responsável pelo LABIN fará o
controle de reservas, já preparando previamente possibilidades de recursos a
serem utilizados.
z
Formação dos alunos:
Ø
Os alunos serão inscritos de acordo com critérios estabelecidos em
conjunto com a equipe gestora e farão minicursos, com 3h de duração semanal,
onde se pretende que saiam capazes de utilizar corretamente editores de texto, melhorando
assim a qualidade dos trabalhos escolares; aprendam a fazer slides, gravem e
editem vídeos, utilizem planilhas e gráficos, construam blogs e demais recursos
conforme interesse.
z
Formação e atendimento aos Professores/Funcionários:
Ø
Uma pesquisa será feita com cada professor/funcionário (anexo 1) e esta
servirá como guia para o desenvolvimento da formação do grupo, visando suprir
as necessidades que forem apontadas naquela.
Ø
Durante 1h por semana o responsável pelo LABIN ficará à disposição do
grupo para atendimento individualizado ou, mensalmente, em formações com o grupo
durante reuniões pedagógicas.
Material necessário:
·
Lápis, borracha, caneta e papel;
·
Dicionários;
·
Apoio constante e efetivo da equipe técnica
da Prefeitura e/ou Smec;
·
Aquisição de softwares educacionais;
·
Fones de ouvido;
·
Cópias dos textos a serem utilizados nas
aulas, ou seja, cota de Xerox;
·
Impressora em funcionamento no LABIN.
Mostra
de resultados: Os resultados serão vistos após cada aula,
sendo possível observar a compreensão dos alunos, a ampliação dos conhecimentos
e assimilação dos conteúdos.
Avaliação:
A avaliação do projeto dar-se-á em todos os
processos envolvidos e, em alguns casos, com a produção dos alunos. Também será
feita avaliação bimestral com todos os envolvidos a fim de aprimorar e corrigir
possíveis falhas. Ao final de cada atendimento será preenchida uma ficha de
acompanhamento, a fim de obter registro do trabalho desenvolvido (anexo 2).
Cronograma:
Período de aplicação dos questionários de
pesquisa com os professores: dia 23 de Fevereiro
Tabulação dos resultados: 24 de Fevereiro
Apresentação dos resultados à equipe gestora:
24 de Fevereiro
Construção do Projeto de Ação, organização
dos módulos: de 26 de Fevereiro a 03 de Março.
Início do Primeiro Módulo com
professores/Funcionários: a definir
Trabalho com os alunos via reserva: a partir
da segunda semana de aula.
Planilha de Desenvolvimento
Ações
|
Tempo
|
Pesquisa
com professores
|
23/02
|
Tabulação
de Resultados
|
24/02
|
Apresentação
de resultados
|
24/02
|
Trabalho
com alunos
|
A
partir da segunda semana letiva
|
Organização
dos Módulos
|
26/02
a 03/03
|
Início
do módulo 01
|
A
definir
|
Anexo
1
Pesquisa com Professores/Funcionários
1.
Disciplinas que você ministra:
Português ( ) Educação Física ( )
Matemática ( )
Inglês ( )
História ( )
Geografia ( )
Ciências ( ) Química
( )
Biologia ( )
Física ( )
Educação Artística ( )
Outra ( ) Equipe Gestora ( )
(
) Funcionário
2.
Para quais séries:
Ensino fundamental (especificar):
Em quais períodos?
Manhã ( )
Tarde ( )
3.
Situação funcional:
Concursado ( )
Contratado ( )
4. Faixa etária:
20 a 25 anos ( )
25 a 35 anos ( )
35 a 40 anos ( )
40 a 45 anos ( )
Mais de 45 anos ( )
5. Quais recursos a escola
possui:
Biblioteca
( )
Aparelho de som ( )
Sala
de leitura ( ) Computadores ( )
Televisão
( )
Lab. de Informática ( )
TV
escola ( ) Fax (
)
6. Dos recursos elencados
no item anterior, quais você utiliza efetivamente?
Biblioteca
( )
Aparelho de som ( )
Sala
de leitura ( ) Computadores ( )
Televisão
( )
Lab. de Informática ( )
TV
escola ( ) Fax (
)
7. Caso você queira usar
recursos tecnológicos em sua aula:
7.1 Você tem equipamentos disponíveis na Instituição? Sim ( ) Não
( )
7.2 Você tem acesso livre a esses
equipamentos na Instituição? Sim
( )
Não ( )
7.3 Você tem suporte institucional para usar esses equipamentos?
Sim ( ) Não ( )
8. Você usa recursos
ligados à informática na preparação das suas aulas?
Sim (
) Não ( )
8.1 Se sim, cite algumas
ferramentas utilizadas:
Word
( )
Outlook ( )
Power Point ( ) Paint (
)
Excel ( )
Jogos ( )
Internet ( )
Softwares específicos ( )
9. Você propõe aos alunos
atividades ligadas ao uso do computador no espaço escolar? Sim (
) Não ( )
9.1 Se sim, especifique de que forma utiliza estes recursos:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Considere a afirmação:
“No futuro, será possível aprender tudo com um microcomputador e não mais
participar das atividades presenciais nas escolas.” Você:
L Discorda
|
K Em partes
|
J Concorda
|
11. Professor, use o
espaço abaixo e o verso, se necessário for,
para apresentar sugestões de como facilitar o uso do computador no
espaço escolar e também escreva sobre suas necessidades profissionais, o que
gostaria de aprender a utilizar, no que diz respeito aos recursos digitais:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observações:
Com o primeiro grupo de perguntas (questões
1, 2, 3 e 4) objetivo era definir o perfil pessoal do professor, bem como as
matérias que ele ensina, sua situação funcional, e faixa etária.
O segundo grupo de perguntas (questões 5, 6 e
7) revela os recursos disponíveis na escola em que o professor atua e se o
mesmo conhece a existência destes recursos.
As
questões 8 e 9, o grupo mais importante do questionário, revela como ou se o
professor utiliza os recursos tecnológicos disponíveis, e qual seu grau de
conhecimento referente aos softwares mais conhecidos e utilizados.
A questão 10 pede a opinião do professor
quanto ao tema de educação a distância.
A questão 11 é um espaço livre para sugestões
e críticas do professor, assim como para as necessidades dele.
O modelo de pesquisa foi obtido a partir do
site Scribd .
Anexo
2
Ficha
de Acompanhamento – PLANO DE AÇÃO LABIN
|
|||
Problema: _________________________________Ação
n°: _______
Projeto ou atividade:______________________________________________
Aulas,
projetos e/ou atividades realizados
|
|||
Professor (a):
|
Turma:
|
N° de alunos:
|
|
Projeto:
|
Habilidades:
Objetivo:
Justificativa:
Avaliação:
|
Data:
____/____/____
Horário:
Data:
____/____/____
Horário:
Data:
____/____/____
Horário:
|
|
Conteúdo:
|
|||
Arroio do Sal,____
de_________________ de 2015.
___________________________ _______________
Coordenação
Laboratório
Professora Laboratório
|
|||
1 comentários:
Oi Lucinéia,
Bela iniciativa de projeto! Obrigada por compartilhar os jogos!
Sendo o brincar é uma forma de desenvolver nossas habilidades, formas de expressão e sentimentos, propondo atividades lúdicas diferenciadas você estará contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e também na preparação para a vida social.
Como foi o projeto, deu certo? Quais reflexões você fez a partir da execução do projeto?
Abraço, Tutora Tais
Postar um comentário