O Começo da Vida
Neste momento, de dedicação total a um bebê de três meses, meu mundo volta-se às aprendizagens em relação a ele e eis que me deparo com uma sugestão dada por uma amiga, o documentário "O começo da vida". Ao assistir, percebo que todo educador deveria ter acesso a este emocionante relato sobre a importância da primeira Infância, dos 0 aos 6 anos.
Algumas frases me marcaram e sobre elas reflito:
Isso vale em todos os momentos e inclusive na educação, a criança quer ser ouvida, muitas vezes ela não tem isso em casa e espera que, na escola, alguém a escute.
serve para nossos filhos e nossos alunos, se os conquistamos, se damos a eles amor, mesmo quando erramos somos compreendidos, já vivenciei isso, ao dizer "não sei, mas vou pesquisar" a uma pergunta feita por uma criança e receber em troca: "tudo bem, pesquisamos juntas". O erro só é visto como ruim no mundo adulto, porque para as crianças ele é sinônimo de desafio e nova aprendizagem.
E então, a discussão que está sempre em alta, sobre a importância do trabalho feito na Educação Infantil, pois acredito, é lá que está a salvação deste mundo caótico e meu Pequeno Príncipe Gabriel e minha Raposinha Pedro são bons exemplos de que a primeira infância bem trabalhada, bem vivenciada e rodeada de amor, faz toda diferença para que o mundo receba seres humanos melhores... Fica a dica para que todos nós possamos assistir este documentário com olhos atentos e corações abertos...
Observação: Está disponível, na íntegra, no Netflix.
0 comentários:
Postar um comentário