O outro mundo possível mais perto do que imaginamos
Sempre pensei que a escola da Ponte fosse o tal "outro mundo possível" dentro da educação, mas também pensava que estava distante demais, outro país, outra realidade sócio-econômica, outra cultura. Sonhava, mas apenas isso...
Ao estudar a Pedagogia pela UFRGS comecei a perceber que este outro mundo possível estava mais perto do que eu imaginava e as mudanças em minha prática pedagógica foram o "engatinhar" para isso.
Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação fomos instigadas a conhecer alguns projetos e avaliá-los. O que logo me chamou atenção foi o Projeto UCA porque já o conhecia e quando estava na Secretaria de Educação no departamento de projetos conseguimos viabilizar a entrega de 100 computadores do projeto, porém a gestão seguinte não deu importância e o projeto foi perdido, devido ao não envio de documentos. Ao ler sobre o projeto colocado fui direcionada para o Amora e foi como se uma cortina se desvelasse... Eu devorei cada página e link do projeto e tive a certeza de que a ponte para a escola dos sonhos não está em Portugal apenas, mas ali, aos nossos olhos, próximo de nossas realidades.
Sempre se falava em teorias de aprendizagem significativa, mas o que vi foi a realização, a prática e fiquei encantada, sonhando em fazer em Arroio do Sal, no meu quinto ano um braço desta ponte, abriu muito as possibilidades e o que ficou foi o desejo de conhecer pessoalmente esta prática.
0 comentários:
Postar um comentário