Seria, para mim, impossível não trazer esta charge, este assunto em minhas reflexões... Nesta semana todos nós nos chocamos com a imagem da criança, refugiada da Síria, morta, após uma tentativa desesperada de seus pais de que ela tivesse liberdade e vida digna. Claro, como milhões de pessoas pelo mundo, fiquei chocada, mas e depois? O que eu fiz? Quando vi esta charge imediatamente lembrei da criança de Hiroshima e da criança da África, vítimas de todos nós. Os fotógrafos ganharam a foto do ano, mas carregam consigo um peso dividido entre milhares de pessoas, o que fizemos para mudar isso?
A resposta é pessimista; nada ou muito pouco. E busquei, em meu interior, soluções, lamentavelmente, eu, que sempre tenho respostas para tudo emudeci... Mas não costumo ser espectadora da vida e usei de meu maior impulso diante dos obstáculos; minha Indignação e resolvi que, o que posso fazer é a partir daquilo que acredito mudar as pessoas, para que elas ajudem a mudar o mundo, resolvi que vou levar esta charge para as aulas, refletir com meus alunos, fazer com que pensem em soluções, ou, que ao menos valorizem a vida e a liberdade.
Continuo buscando respostas e infelizmente, concluo que "nós AINDA não aprendemos", mas não posso como educadora deixar de acreditar que seja possível aprender...
0 comentários:
Postar um comentário