Reflexões sobre a prática

Reflexões sobre a prática


 Utilizei numa das minhas aulas com o quinto ano o poema “Dear White Fella” (abaixo com a tradução) que traz de maneira sutil uma crítica ao racismo, ao mesmo tempo utilizo para revisar cores e trabalhar a oralidade, tendo em vista que dou aula de Língua Inglesa. Aqui o link com o vídeo feito em aula. Trabalhamos frequentemente a música Pride – U2, que traz a vida de Luther King e além disso sempre questiono meus pequenos e faço com eles uma reflexão acerca do famoso lápis “cor de pele”, para isso utilizo este giz: 



"Dear White Fella" 
a poem from a black fella to a white fella

Dear white fella, somethings you should know:
when I was born, I black
when I grow up, I black
when I go in sun, I black
when I cold, I black
when I scared, I black
when I mad, I black
when I sick, I black
and when I die, I still black. 

You white fella:
when you born, you pink
when you grow up, you white
when you go sun, you brown
when you cold, you blue
when you scared, you yellow
when you mad, you red
when you sick, you green
and when you die, you grey. 

And you have the nerve to call me colored.

- Unknown



  
"Caro White Fella" um poema de um cara preto a um cara branco
Caro amigo branco, algumas coisas que você deve saber:
quando eu nasci, eu sou preto
quando eu cresço, eu sou preto
quando eu vou no sol, eu sou preto
quando frio, preto
quando eu assustei, eu preto
quando eu estou louco, preto
quando eu estou doente, eu preto
e quando eu morrer, eu ainda preto.

Você caro branco:
quando você nasceu, você cor-de-rosa
quando você cresce, você é branco
quando você vai sol, você marrom
quando voce frio, voce azul
quando você assustou, você amarelo
quando você está louco, você vermelho
quando você está doente, você verde
e quando você morrer, você está cinza.

E você tem a coragem de me chamar de cor.
- Desconhecido

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Simone disse...

Olá, Lucinéia. Fiquei encantada com o poema, não o conhecia. Ao trabalhar com alunos, o educador traz consigo seus conceitos, suas impressões de mundo, sua bagagem e, inevitavelmente, sua essência transita pelos objetivos, atividades planejadas. Como garantir que o respeito à diversidade esteja presente nesses momentos?

Lu Happeck disse...

Penso que só uma palavra responde: DIALOGANDO. Apenas lidando com as situações de forma aberta, ouvindo todos os posicionamentos é possível construir o conceito de RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.

Postar um comentário