Afinal, o que é aprender?

Afinal, o que é aprender?




Aprendizagem é a mudança de um pensamento, atitude ou comportamento após uma experiência significativa. É a ressignificação de algo depois do contato com outras vivências, a capacidade de modificar-se depois de receber estímulos externos e internos.

Após a leitura do texto eu percebo que minha concepção inicial se aproxima do modelo epistemológico da Psicanálise Freudiana - Psicologia e Epistemologia Genética, porque ela traz a importância da herança genética, do meio físico e do social em todo desenvolvimento, associando conhecimento e afetividade. Diferentemente do modelo Gestalt, onde o "Insight" é o único elemento para a aprendizagem, neste modelo os conhecimentos nascem de estruturações instantâneas, da percepção ou de "insights", ou seja, aprender está associado a qualidades herdadas. O modelo comportamental traz a teoria do reforço, o modelo que considera apenas a experiência externa e o indivíduo é visto como "tábula rasa", desconsiderando-se sua bagagem pessoal.

Penso que a aprendizagem envolve então fatores externos e internos.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Simone disse...

Olá, Lucinéia. Para chegar à concepção mais atual de aprendizagem, houve muitos estudos, observações, registros de estudiosos que dedicaram suas vidas para que essa questão se elucidasse. Como tudo neste universo evolui, com os conceitos não seria diferente. Como profissionais da educação temos a obrigação de conhecer tais concepções e situar nosso trabalho, alicerçar nossa prática. Hoje você afirma que a sua concepção se aproxima do modelo epistemológico de Freud, epistemologia genética e todos os conceitos agregados, porém, você consegue identificar experiências pedagógicas apoiadas em outras concepções diferentes?

Lu Happeck disse...

Claro que sim, inclusive não vou longe, minha própria prática no início de carreira advém das concepções mais tradicionais e somente o estudo e a reflexão me permitiram mudar.

Postar um comentário