Os diferentes tipos de Projeto

Os diferentes tipos de Projeto




Sempre ouvi falar que escola moderna é aquela que trabalha com projetos, e eu trabalho com projetos, mas no andamento do curso, percebi que os projetos que eu faço são na realidade Projetos de Ensino e de Ação, não são projetos de Aprendizagem e isso me frustrou por um lado, mas por outro, me deu esperanças. Explico, me frustrou porque eu pensava que estava no caminho certo e vi que existem vários caminhos, e que portanto, definir o certo não é tão simples assim, mas me deu esperanças, pois eu me vejo como uma professora reflexiva e sei que posso continuar trabalhando com os dois tipos de projeto citados, já que eles tem alcançado aprendizagem significativa e que também posso passar a trabalhar com Projetos de Aprendizagem. 
O meu maior desafio será incluir a disciplina que leciono, Língua Inglesa, nas perguntas que espero venham a surgir da turma escolhida para aplicação do Projeto.


A organização de um Projeto de Aprendizagem tem por base a globalização, a significatividade da aprendizagem, um processo mais interno que externo de construção do saber, relacionando conteúdos e áreas do conhecimento a fim de resolver um problema, uma questão.

Projeto de Ação é uma proposta de ação partindo da leitura da realidade considerando todos os contextos possíveis. É composto por objetivos, justificativa, metodologia e avaliação. O Projeto de Ensino tem o professor como protagonista, é ele quem determina o que será estudado, visando a aprendizagem. Ele direciona a curiosidade dos alunos, em busca de seus objetivos. Já o Projeto de Aprendizagem parte da necessidade dos alunos em ampliar seus saberes, construírem ou reconstruírem significativamente ideias e conceitos acerca de algum assunto que seja do interesse da maioria. O professor neste tipo de projeto é o mediador da aprendizagem, os alunos são os protagonistas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

proflualves.blogspot.com/ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
proflualves.blogspot.com/ disse...

Ola Colega Lucinéia, adorei visitar o seu blog!
Gostaria de saber quais destas práticas, você acredita estar contribuindo, de forma mais efetiva para o desenvolvimento de sua turma?

Lu Happeck disse...

Oi Lu! Hoje, os projetos de ação e de Ensino ainda são os que mais contribuem, e isso se dá por dois motivos, primeiro porque entro apenas dois períodos por semana em cada turma, isso dificulta muito o andamento de um PA, e o segundo motivo é a necessidade da minha apropriação sobre o saber que envolve desenvolver um PA de forma satisfatória, não consigo aplicar o que ainda não domino bem e esta é uma das grandes dificuldades que tenho encontrado.

Crediné disse...

Oi Lu,
Postagem bem elaborada.
Seguem questões para reflexão:
1) consegues avaliar as diferenças, do ponto de vista das aprendizagens, entre as diferentes modalidades do Projetos usados na sala de Aula?
2) Em particular, no ensino de linguas, consegues enxergar vantagens e desvantagens com o uso de Proejtos de Aprendizagem.

Postar um comentário