Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 07
Em 02 de fevereiro de 2017 com a temática sustentabilidade
eu coloquei a questão das práticas de sustentabilidade para além da escola, e
questionei o valor da separação do lixo na escola se no município o resíduo vai
todo para o mesmo lugar. Pois, passado este tempo nada mudou. Infelizmente as
aprendizagens que temos em relação às ciências da natureza parecem não surtir
efeito quando as propagamos.
Houve tentativas, mas nenhuma com sucesso de ir
além dos muros da escola. Quando estive no estágio trabalhamos muito um outro
viés da sustentabilidade que era em relação às hortas domésticas, a questão do
alimento transgênico e neste ponto foi positivo porque os alunos concluíram que
era uma ação que dependia exclusivamente deles e da família, ao contrário do
lixo, que precisaria de um apoio e organização maior do poder público.
Depois disso temos o crime da Vale, e isso talvez
leve a outros questionamentos que certamente deveriam ser levados para a sala
de aula, como por exemplo a privatização das estatais, eu colocaria com uma
pergunta simples, a ser respondida pelas famílias “se as estatais dão tanto
prejuízo, porque temos tantas empresas internacionais interessadas em comprar?”
ou “Você compraria um aparelho quebrado só para consertá-lo?”. Enfim, ainda
temos um longo trabalho à frente.
0 comentários:
Postar um comentário