Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 07

Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 07




Em 02 de fevereiro de 2017 com a temática sustentabilidade eu coloquei a questão das práticas de sustentabilidade para além da escola, e questionei o valor da separação do lixo na escola se no município o resíduo vai todo para o mesmo lugar. Pois, passado este tempo nada mudou. Infelizmente as aprendizagens que temos em relação às ciências da natureza parecem não surtir efeito quando as propagamos.

Houve tentativas, mas nenhuma com sucesso de ir além dos muros da escola. Quando estive no estágio trabalhamos muito um outro viés da sustentabilidade que era em relação às hortas domésticas, a questão do alimento transgênico e neste ponto foi positivo porque os alunos concluíram que era uma ação que dependia exclusivamente deles e da família, ao contrário do lixo, que precisaria de um apoio e organização maior do poder público.


Depois disso temos o crime da Vale, e isso talvez leve a outros questionamentos que certamente deveriam ser levados para a sala de aula, como por exemplo a privatização das estatais, eu colocaria com uma pergunta simples, a ser respondida pelas famílias “se as estatais dão tanto prejuízo, porque temos tantas empresas internacionais interessadas em comprar?” ou “Você compraria um aparelho quebrado só para consertá-lo?”. Enfim, ainda temos um longo trabalho à frente. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário