A preocupação com nossos jovens, que caminhos seguir? Como tratar questões como respeito à orientação sexual, depressão e suicídio?
Este é um assunto que tem tirado meu foco da graduação e até mesmo das pessoas mais próximas a mim... Preciso desabafar. Estou vivendo uma situação difícil, angustiante. Tenho um aluno de nono ano passando por problemas sérios de depressão, relacionados à dificuldade em lidar com sua orientação sexual, a paixão não correspondida por um colega de turma, o bullying sofrido...
Muitas noites sou tirada de meus afazeres em casa, de meus estudos e de meus filhos para ficar até a madrugada conversando com ele via whatspp, tentando ajudá-lo, com medo de, se eu desligar ele fazer uma bobagem. Não consigo desligar da situação dele, é como se fosse com meu filho.
Consegui, com auxílio da orientação da escola encaminhamento psicológico e psiquiátrico. O médico sugeriu internação, pois a ameaça de suicídio é real, mas a família "achou melhor " tratá-lo em casa.
Minha pergunta é: como nos manter bem? Como ter suporte psicológico para lidar com situações como essa? Onde nos sentimos responsáveis para além dos conhecimentos, mas pela vida de alguém??
A Faculdade não nos prepara para isso, cada vez mais estamos acolhendo afetivamente nossos alunos, pois cada vez mais as famílias os estão deixando para nós. Que caminho seguir? Que decisão tomar?