Tempo e Espaço

Tempo e Espaço




Na disciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, as questões que envolvem tempo e espaço estão em alta e uma reflexão veio após a leitura deste quadrinho e da charge:




A história acontece a todo momento, não é estanque, não pode estar atrelada apenas às questões do passado, é preciso situar nossos alunos em relação ao tempo e espaço, fazendo com que percebam que muita coisa já aconteceu e é importante que conheçam, mas acima de tudo que percebam o quanto aqueles acontecimentos influenciaram em nossa realidade atual.

Conforme Cooper "“O processo de investigação histórica envolve a compreensão de conceitos do tempo: a mensuração do tempo, continuidade e mudança, as causas e efeitos de eventos e de mudanças ao longo do tempo, semelhanças e diferenças entre períodos. Isso significa encontrar o passado a partir de fontes”.

Portanto, estabelecer relação e construir aprendizagens através de diferentes fontes é uma das alternativas para a aprendizagem significativa dos Estudos Sociais.

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos. Educar, Curitiba, v. Especial, p.171-190, 2006. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/5541/4055> Acesso em: 26/01/2017.



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Classificar e a sua relação com as disciplinas

Classificar e a sua relação com as disciplinas


Segundo o dicionário:




Durante os estudos desta semana a classificação apareceu em duas interdisciplinas, Ciências e Matemática, e até então, eu costumava associar à Matemática, sem nunca ter parado pra pensar que a classificação está presente diariamente e que fazê-la também é fazer Ciências.
Ás vezes, numa atividade como o exemplo abaixo, estamos classificando:


Ao trabalhar as cores, por exemplo, com as crianças pequenas pequenas, lá está ela:


Até no lazer ela aparece:


Conforme formos avançando em nossos estudos perceberemos sua importância e real necessidade para a compreensão das coisas:


Havíamos assistido o vídeo, sugerido pela professora sobre a invenção da tabela periódica e foi muito interessante. Logo depois eu descobri uma matéria, publicada aqui, mostrando uma nova tabela periódica, acessível às crianças, por mostrar o propósito de cada elemento químico, facilitando a relação para a criança.
Estou, aos poucos, me apaixonando pela área das exatas, "logo eu, amante das linguagens"...



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Descobrindo a Matemática!

Descobrindo a Matemática!


Ao retomar as leituras e produzir os trabalhos comecei a perceber que a Matemática estava mais presente em minhas aulas do que eu imaginava. Claro que eu sabia que ao ensinar os números em Inglês era Matemática, mas não sabia que ao utilizar o trabalho com os indiozinhos ou com os picolés eu estava também trabalhando conceitos de alfabetização Matemática. Conforme Lourenço, Baioche e Teixeira: 
                                                                      “A matemática está em nosso cotidiano e não                                           podemos negar, e ao alfabetizar matematicamente muitos educadores sentem-se inseguros”.
E penso que se trata disso, esta insegurança, naquele momento não permitiu que eu pudesse relacionar minha prática na Língua Inglesa com a Matemática. Agora, um pouco mais calma, consigo perceber que a utilizo frequentemente.
Eu costumo trabalhar os números em Inglês, mas detesto “decoreba”, então não os faço decorar, construímos juntos, trabalhando a relação entre o número e a quantidade, utilizando, em especial com os pequenos, o concreto como canudos, prendedores e até os dedos. Costumo associar à música do Indiozinho em Inglês e fazemos os fantoches dos dez indiozinhos e do barco, assim, eles cantam, aprendem Inglês e Matemática.
Cantamos e representamos a música também, usando os próprios alunos e assim extraio do texto:
“Para que o aluno aprenda matemática, ele precisa se sentir seguro diante de sua representação, precisa descobrir o caminho de uma relação menos angustiante, substituindo o caráter que o oprime na aprendizagem pela alegria da descoberta, para que juntos, aluno e professor, possam aprender, criar e recriar seus conhecimentos. ”



Um outro recurso que utilizo com meus pequenos é o jogo dos picolés, que trabalha as cores em Inglês e também a classificação, uma vez que eles precisam relacionar o cabo com a cor correspondente do picolé, conforme a foto (retirada da internet):


Fonte do texto lido:
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: O QUE É? COMO FAZER?Edvânia Mª da Silva Lourenço , Vivian Tammy Baiochi, Alessandra Carvalho Teixeira
Revista da Universidade Ibirapuera - - Universidade Ibirapuera São Paulo, v. 4, p. 32-39, jul/dez. 2012
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1713598/course/section/1269522/44.pdf

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Viver sem Tecnologias

Viver sem Tecnologias


A publicação de hoje, tem justamente a ver com minha ausência. Estive por meses sem computador e embora pareça um problema simples de resolver não é, principalmente se você morar numa cidade pequena e estiver sem dinheiro. Meu computador estragou e eu estava usando um emprestado, mas o dono o requisitou, aí começaram meus problemas. Como fazer as atividades de um curso EaD sem acesso a um computador? Comecei a perceber a dificuldade pela qual milhares de pessoas devem passar, porque, por mais que tenhamos telefones com tecnologia excelente, não se pode escrever textos longos ou ler usando os mesmos, não há olhos que aguentem. E aí vem a questão das Lan House (Local Area Network), bem, aqui só temos uma, com poucos computadores e cheia de adolescentes jogando. Conseguir um espaço, abrir seus sites pessoais nesses locais é muito complicado. Escola, em mudança de gestão está fechadas até decidirem a nova equipe gestora. Os cursos EaD são excelentes, mas é preciso pensar no suporte para que eles sejam realizados até o final.


Eu cheguei a pensar seriamente em desistir, mas como desistir de algo que se quer tanto? Eu sonho em me formar Pedagoga, em aprender mais e mais e assim melhorar a qualidade do meu trabalho e aí eu decidi que vou continuar, custe o que custar.








Finalmente consegui adquirir um novo computador e acabei percebendo o valor das tecnologias nos dias atuais, tente viver por um ou dois dias sem usar nenhuma tecnologia, sem cartão de banco, sem microondas, sem máquina de lavar, televisão, celular, computador, será que conseguiria? 
 Agora, tenho 36 atividades por fazer, tenho certeza de que vou conseguir, não me vejo como uma pessoa com grandes dificuldades, porém, meu maior inimigo será o tempo e este, com certeza eu vou superar.


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