Reflexões sobre a prática
Reflexões sobre a prática
Utilizei numa das minhas aulas com o quinto ano o poema “Dear White Fella”
(abaixo com a tradução) que traz de maneira sutil uma crítica ao racismo, ao mesmo
tempo utilizo para revisar cores e trabalhar a oralidade, tendo em vista que dou aula
de Língua Inglesa. Aqui o link com o vídeo feito em aula.
Trabalhamos frequentemente a música Pride – U2, que traz a vida de Luther
King e além disso sempre questiono meus pequenos e faço com eles uma reflexão
acerca do famoso lápis “cor de pele”, para isso utilizo este giz:
"Dear White Fella"
a poem from a black fella to a white fella
Dear white fella, somethings you should know:
when I was born, I black
when I grow up, I black
when I go in sun, I black
when I cold, I black
when I scared, I black
when I mad, I black
when I sick, I black
and when I die, I still black.
You white fella:
when you born, you pink
when you grow up, you white
when you go sun, you brown
when you cold, you blue
when you scared, you yellow
when you mad, you red
when you sick, you green
and when you die, you grey.
And you have the nerve to call me colored.
- Unknown
"Caro White Fella" um poema de um cara preto a um
cara branco
Caro amigo branco, algumas coisas que você deve
saber:
quando eu nasci, eu sou preto
quando eu cresço, eu sou preto
quando eu vou no sol, eu sou preto
quando frio, preto
quando eu assustei, eu preto
quando eu estou louco, preto
quando eu estou doente, eu preto
e quando eu morrer, eu ainda preto.
Você caro branco:
quando você nasceu, você cor-de-rosa
quando você cresce, você é branco
quando você vai sol, você marrom
quando voce frio, voce azul
quando você assustou, você amarelo
quando você está louco, você vermelho
quando você está doente, você verde
e quando você morrer, você está cinza.
E você tem a coragem de me chamar de cor.
- Desconhecido
Arroio do Sal, RS, Brasil
Arroio do Sal, RS, 95585-000, Brasil
Google para Educação
Google para Educação
Neste semestre estou fazendo uma formação de 100 horas, Google para Educação, também à distância, através do Polo de Santo Antônio da Patrulha. Estou realmente encantada com as possibilidades de utilização como ferramenta pedagógica. Coloco aqui o link para o Google Apresentação que fiz, onde se encontra um resumo de tudo que estamos aprendendo e que é possível dividir, porque o conhecimento adquirido precisa ser partilhado para ter valor.
Há inúmeras ferramentas e cito algumas:
Google Fotos
Google Conta e Agenda
Google Drive
Google Planilhas
Google Apresentação
Google Forms
Google Site
Classroom
Maps
YouTube
Ainda não conclui, portanto, tenho muito o que aprender, mas me coloco à disposição para dividir estas novas aprendizagens, pois nosso objetivo é um só:
Arroio do Sal, RS, Brasil
Arroio do Sal, RS, 95585-000, Brasil
Afinal, o que é aprender?
Afinal, o que é aprender?
Aprendizagem é a mudança de um pensamento, atitude ou comportamento após uma experiência significativa. É a ressignificação de algo depois do contato com outras vivências, a capacidade de modificar-se depois de receber estímulos externos e internos.
Após a leitura do texto eu percebo que minha concepção inicial se aproxima do modelo epistemológico da Psicanálise Freudiana - Psicologia e Epistemologia Genética, porque ela traz a importância da herança genética, do meio físico e do social em todo desenvolvimento, associando conhecimento e afetividade. Diferentemente do modelo Gestalt, onde o "Insight" é o único elemento para a aprendizagem, neste modelo os conhecimentos nascem de estruturações instantâneas, da percepção ou de "insights", ou seja, aprender está associado a qualidades herdadas. O modelo comportamental traz a teoria do reforço, o modelo que considera apenas a experiência externa e o indivíduo é visto como "tábula rasa", desconsiderando-se sua bagagem pessoal.
Penso que a aprendizagem envolve então fatores externos e internos.
Arroio do Sal, RS, Brasil
Arroio do Sal, RS, 95585-000, Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)