Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 03
Ao reler a postagem feita em 12 de abril de 2016 em
que falava da importância
do ato de brincar tive certeza de que levei aprendizagens da graduação para
a sala de aula, em especial no período de estágio, que foi quando atuei realmente
como pedagoga.
Naquele momento eu refletia sobre o quanto o
direito ao brincar estava sendo cerceado e o quanto ele deveria ser retomado,
pois poderia trazer aprendizagens significativas de fato. Citei exemplos como aprender
a fantasiar, a trocar, a esperar a vez, a ser crítica, a criar e respeitar
regras e também convocava para que permitíssemos esse direito em nossas aulas.
Durante meu estágio apliquei isso, trabalhei com o
brincar de diversas maneiras, jogos de tabuleiros, esculturas em argila,
máscaras de gesso e foi então que vi, saindo da teoria, a prática se
comprovando. Eles aprenderam novos conceitos, ressignificaram outros,
mantiveram questionamentos para busca posterior e tudo isso em meio ao brincar.
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