Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 02
Ao falar sobre “Escolarização,
espaço e tempo na perspectiva histórica” no dia 06 de Setembro de 2015 eu
jamais imaginaria que o estudo da história da escolarização seria tão importante
hoje, dia 05 de fevereiro de 2019. O que vi naquela reflexão foi:
Religiosa X Laica
Pública X Privada
Rural X Urbana
Ens. Técnico X Ens. Superior
E, infelizmente o que estamos vendo hoje, na
educação em nível nacional é justamente o retrocesso, voltar a esta questão da
escola religiosa, ao ensino público classicista, ao fim das escolas rurais
(MST) e à priorização do ensino técnico. Tempos sombrios, que fico imaginando
se, daqui há 40 anos estarão novamente os estudantes relembrando.
Destaquei, na época, os aspectos da boa formação:
Reflexão;
Teoria não vazia;
Sujeitos do conhecimento;
Não transferir conhecimentos;
Saberes qualitativos;
Pesquisa, criticidade, ética, estética, identidade,
reconhecimento.
E hoje, o que temos? Um secretário de alfabetização
que quer o retorno do método fônico, um presidente que quer ver as provas do
Enem antes, teorias vazias, sujeitos sem conhecimento, transmissão de ideias, saberes
quantitativos sendo colocados como os realmente importantes. Que tempos são
esses? Quando digo que o PEAD me encheu de argumentos e motivações para permanecer
nesta difícil luta, aqui está um exemplo. Conhecer a história da educação me
auxiliará no intuito de não permitir que ela se repita ao inverso, que o
retrocesso simplesmente aconteça.
Finalizei aquela postagem com algo que ainda
acredito “...o que somos sem nossas memórias (?), enfim, percebi que devemos valorizar
as aprendizagens diárias, os momentos, as escolhas, aquilo que realmente tem
importância para nós.”
E continuo escolhendo ser educadora de verdade, de
todos e todas, para todos e todas e fazer a diferença neste país que quer
retomar uma história difícil da educação, que trouxe tanta desigualdade, tanta
exclusão e que deslegitimou outras formas de socialização, porque essa escola
assumiu para si a responsabilidade do ser social. Então, sejamos sociedade,
cidadãos e cidadãs para além dos limites da escola.
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