Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 02

Evolução das concepções e aprendizagens: Postagem 02





Ao falar sobre “Escolarização, espaço e tempo na perspectiva histórica” no dia 06 de Setembro de 2015 eu jamais imaginaria que o estudo da história da escolarização seria tão importante hoje, dia 05 de fevereiro de 2019. O que vi naquela reflexão foi:
Religiosa X Laica
Pública X Privada
Rural X Urbana
Ens. Técnico X Ens. Superior

E, infelizmente o que estamos vendo hoje, na educação em nível nacional é justamente o retrocesso, voltar a esta questão da escola religiosa, ao ensino público classicista, ao fim das escolas rurais (MST) e à priorização do ensino técnico. Tempos sombrios, que fico imaginando se, daqui há 40 anos estarão novamente os estudantes relembrando.

Destaquei, na época, os aspectos da boa formação:

Reflexão;
Teoria não vazia;
Sujeitos do conhecimento;
Não transferir conhecimentos;
Saberes qualitativos;
Pesquisa, criticidade, ética, estética, identidade, reconhecimento.

E hoje, o que temos? Um secretário de alfabetização que quer o retorno do método fônico, um presidente que quer ver as provas do Enem antes, teorias vazias, sujeitos sem conhecimento, transmissão de ideias, saberes quantitativos sendo colocados como os realmente importantes. Que tempos são esses? Quando digo que o PEAD me encheu de argumentos e motivações para permanecer nesta difícil luta, aqui está um exemplo. Conhecer a história da educação me auxiliará no intuito de não permitir que ela se repita ao inverso, que o retrocesso simplesmente aconteça.

Finalizei aquela postagem com algo que ainda acredito “...o que somos sem nossas memórias (?), enfim, percebi que devemos valorizar as aprendizagens diárias, os momentos, as escolhas, aquilo que realmente tem importância para nós.”


E continuo escolhendo ser educadora de verdade, de todos e todas, para todos e todas e fazer a diferença neste país que quer retomar uma história difícil da educação, que trouxe tanta desigualdade, tanta exclusão e que deslegitimou outras formas de socialização, porque essa escola assumiu para si a responsabilidade do ser social. Então, sejamos sociedade, cidadãos e cidadãs para além dos limites da escola.


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