O brincar ressignifica a aprendizagem
Eu tenho certeza de que a brincadeira, o lúdico contribui e muito para a real aprendizagem, aquela que é significativa e hoje resolvi exemplificar com um projeto que realizo há muitos anos chamado "Personagens". Dentro da disciplina de Língua Inglesa eu crio personagens, escrevo os textos de acordo com o enfoque desejado, pontos gramaticais, desenvolvimento de vocabulário e linguagem, compreensão auditiva, etc e depois enceno para os alunos. Durante aquela aula, falo somente em Inglês e eles tem de compreender, participando efetivamente da aula, depois brincamos muito, trabalhamos música etc e assim eles aprendem. Tenho relatos de ex alunos que são profissionais de diversas áreas hoje colocando o quanto aquelas aulas marcaram e tudo que aprenderam, ou seja, brincar desenvolve muito. Claro que dá trabalho também, mas faz parte da profissão. Para cada personagem tenho de pensar no figurino, que sempre faço de forma engraçada, despojada e visando fazê-los rir mesmo, penso também nos objetos que posso usar e em que atividades aplicar após a visita do personagem. Seguem algumas fotos...
 |
O surfista Ted Locky |
 |
Atividade de produção, vocabulário com dinâmica |
 |
A modelo Naomi Bunchen |
 |
William Shakespeare |
0 comentários:
Postar um comentário