OS SABERES HISTÓRICOS
Observe os quadrinhos:
A história acima traz uma reflexão sobre a importância de valorizar os saberes que nossas crianças e adultos trazem. Faz-nos pensar também sobre a significação de conteúdos tidos como fundamentais para a real aprendizagem.
Levando para a disciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, por exemplo, e pensando nas propostas de trabalho que sugeri ao longo dos trabalhos, como a valorização do espaço do arroio que deu nome à cidade, penso que uma das primeiras estratégias de instigar o trabalho junto às crianças seria ouvindo a sabedoria popular, que felizmente, por ser uma cidade relativamente "nova" ainda temos pessoas da comunidade para contar sobre os primeiros tempos em Arroio do Sal, ainda antes de sua emancipação.
Que possamos sempre nos lembrar que segundo a professora e pesquisadora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e organizadora do livro Memorial Paulo Freire: Diálogo com a Educação (Expressão e Arte), Noêmia de Carvalho Garrido, os projetos devem estar ligados à comunidade, trazer a história de vida dos educandos, para então trabalhar a sistematização dos conteúdos que a escola exige. “O homem, em sua formação, não é dividido, ele é integral, o conhecimento que vem de fora da escola é integral. Só se fragmenta na sala de aula”, diz.
“Para trabalhar na perspectiva de Freire, é preciso atuar de modo interdisciplinar. Os temas têm que conversar entre eles, a partir de um eixo norteador”. Dentro dos ensinamentos de Freire, esse tema vai ser levantado a partir das necessidades e interesses dos educandos, ou até mesmo da troca de educador e educandos."
Fonte de pesquisa Porvir.