RECORTE DA REALIDADE: ANALISANDO UMA SITUAÇÃO EXPERENCIADA EM RELAÇÃO AOS FILMES “VÊNUS NEGRA”, “QUANTO VALE OU É POR QUILO” E AO TEXTO “UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO MODERNA NO SÉCULO XXI”.
O embasamento e a reflexão teórica fizeram com que eu trouxesse um recorte não diretamente evidenciado na sala de aula, mas que dela faz parte. Trata-se da famosa “Live”, que nada mais é do que uma transmissão em vídeo ao vivo através das redes sociais. E eu trouxe esta questão porque ela faz parte do cotidiano dos jovens com os quais eu trabalho diariamente. A disputa entre eles é sobre quantas curtidas teve sua “Live”, quem visualizou e assim acabam colocando ao vivo coisas bizarras como um colega vomitando por ter bebido demais ou mesmo meninas “sensualizando”, colocando seus corpos em evidência. No outro dia, estas mesmas transmissões são o assunto em sala de aula.
Do texto destaco:
“este desencontro da escola com a sociedade está interferindo intensamente nas relações que se estabelecem dentro e fora dela”
Pois, a escola segue em seus programas de ensino, alheia ao acesso e evolução que nossos estudantes vêm tendo em relação às mídias e ao uso que tem feito das mesmas. O filme “Quanto vale ou é por quilo?” traz uma crítica ao conceito de responsabilidade social das empresas, pois o que vale, no fim das contas é o lucro, seja ele na venda de escravos, em projetos sociais superfaturados ou na inserção de tecnologias que acabam inclusive sendo usadas em desfavor da vida, tendo em vista que já há relatos de jovens que cometeram suicídio usando o minuto de fama da “Live” ou mesmo o fizeram após terem sua intimidade mostrada ao vido nas redes, sem possibilidade de retorno. Esse recurso (live) pode também ser facilmente relacionado ao filme Vênus Negra, visto que a objetificação do ser humano, uso do corpo, exploração são visíveis numa transmissão ao vivo.
Certamente existem pontos positivos neste recurso, prova disso também é a visão do outro lado que a live permite ao ser confrontada com as transmissões das grandes mídias. Mas, meu intuito, neste recorte é mostrar a realidade perigosa do uso deste recurso pelos jovens, sem o preparo e a visão crítica, que permitiriam o uso saudável e até mesmo da responsabilidade social que poderia ser feito, se a escola trouxesse a temática para discussão coletiva. Como presente no texto e bem pontuado a escola precisa incentivar a reflexão sobre a realidade. A ideia de liquidez de Bauman se faz visível ao avaliarmos as reações que uma “Live” traz, aprece no rompimento dos laços morais e emocionais, na utilização para manipulação. Cabe à escola moderna de fato perceber que o elemento “live” já faz parte da cultura do jovem e trazer este elemento para sala de aula permitiria à escola exercer seu papel de formação cidadã de maneira efetiva.
Referências:
CUNHA, JORGE Luiz da. MISSIO, Luciani. Um olhar sobre a Educação Moderna do Século XXI. Disponível em link. Acesso em 09/01/2018. VÊNUS NEGRA. Direção: Abdellatif Kechiche. França, 2011. 164 minutos.
QUANTO VALE OU É POR QUILO? Direção: Sérgio Biachi. Brasil, 2005. Estúdio: Agravo Produções Cinematográficas S/C Ltda. Distribuição: Riofilme Produção: Patrick Leblanc e Luís Alberto Pereira. Edição: Paulo Sacramento
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