Como podemos, como educadores, contribuir para construir uma sociedade ética?
A pergunta
colocada acima é fácil e difícil de ser respondida, fácil do ponto de vista
teórico e difícil do ponto de vista prático. Como o texto traz, a filosofia
pode nos auxiliar, e em especial a filosofia helenística, pois esta se preocupa
com as dificuldades da vida humana, sendo uma delas a busca por uma sociedade
ética. A ética deve ser trabalhada relacionada à estética, visto que o
pensamento está associado à ação e estas são influenciadas pelas emoções. Ou
seja, a ética está relacionada à ação e aí entra a dificuldade em contribuir,
pois vai exigir do educador pensar acerca do que ele próprio faz. Que tipo de
cidadão eu, enquanto educadora ajudaria a formar se para concluir minha
graduação pagasse alguém para fazer meus trabalhos, ou copiasse textos prontos
da internet e colocasse a autoria como minha? Como cobrar dos alunos ações
éticas que muitas vezes os educadores não têm? Um exemplo claríssimo disso se
dá nas grandes formações, onde existem inúmeros educadores, uma pessoa
explanando e as conversas paralelas, risadas, crochê ou chimarrão são livres.
Depois, estes mesmos educadores vão para sala de aula exigir silêncio e atenção
dos seus alunos. Nestas colocações estou apenas praticando como nos diz Márcia a
ética é a reflexão, o questionamento que eu dirijo para aquilo que já se
consolidou.
Penso que,
respondendo a questão, a contribuição se dá de duas formas, através do exemplo
e através da reflexão sobre a ação. Somos espelho para nossos estudantes e
devemos ter noção da responsabilidade que isso implica, portanto, para cobrar
algo ético, devemos ser éticos. E quando estivermos diante de situações que
exijam posicionamento ético a melhor maneira é levar todos à reflexão,
praticando a empatia.
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