Análise 4
Na minha quarta
análise trago a utopia de “Um outro mundo possível, mais perto do que imaginamos”, onde relato sobre a
descoberta do Projeto Amora e o quanto fiquei encantada com o mesmo. Tão
encantada que ele foi a grande inspiração para que eu tentasse esse “outro
mundo”, aqui uma metáfora da sala de aula que idealizo. Ao ler sobre o projeto,
tive a ousadia de querer algo parecido em meu curto período de regência,
durante os cerca de 2 meses de estágio. Pratiquei muito do que vi no Amora, mas
adaptando à minha realidade e percebi que é possível fazer um espaço diferente,
perto de nós. O fato do Amora acontecer em Porto Alegre, estar vinculado à UFRGS
fez com que se tornasse ainda mais inspirador, pois quando um projeto é
realizado em outro país, como no caso da escola da Ponte, parece que todas as
questões socioculturais daquele país nos distanciam e que aquilo que lá
funciona, talvez não acontecesse aqui. Mas Porto Alegre é ali, está perto e
quando li tive a certeza do que eu queria para o espaço de sala de aula que
estaria sobre a minha responsabilidade. Os objetivos do Amora e as minhas intenções
eram similares, eu pretendia redimensionar os tempos e espaços, transformar a
sala de aula em um espaço colaborativo e que promovesse a autonomia e acredito
que através da interdisciplinaridade efetiva, dos projetos de aprendizagem e
das estações de trabalho, aliadas às tecnologias, à ciência de que não somos
detentores do saber, permitindo outras vozes dentro e fora do espaço da sala de aula, utilizando de uma metodologia construtivista, este outro
mundo seria possível e de fato o foi.
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