Descobrindo a Matemática!
Ao
retomar as leituras e produzir os trabalhos comecei a perceber que a Matemática
estava mais presente em minhas aulas do que eu imaginava. Claro que eu sabia
que ao ensinar os números em Inglês era Matemática, mas não sabia que ao
utilizar o trabalho com os indiozinhos ou com os picolés eu estava também
trabalhando conceitos de alfabetização Matemática. Conforme Lourenço, Baioche e
Teixeira:
“A
matemática está em nosso cotidiano e não podemos negar, e ao alfabetizar
matematicamente muitos educadores sentem-se inseguros”.
E penso que se
trata disso, esta insegurança, naquele momento não permitiu que eu pudesse
relacionar minha prática na Língua Inglesa com a Matemática. Agora, um pouco
mais calma, consigo perceber que a utilizo frequentemente.
Eu costumo
trabalhar os números em Inglês, mas detesto “decoreba”, então não os faço
decorar, construímos juntos, trabalhando a relação entre o número e a
quantidade, utilizando, em especial com os pequenos, o concreto como canudos,
prendedores e até os dedos. Costumo associar à música do Indiozinho em Inglês e
fazemos os fantoches dos dez indiozinhos e do barco, assim, eles cantam, aprendem
Inglês e Matemática.
Cantamos e
representamos a música também, usando os próprios alunos e assim extraio do
texto:
“Para
que o aluno aprenda matemática, ele precisa se sentir seguro diante de sua
representação, precisa descobrir o caminho de uma relação menos angustiante,
substituindo o caráter que o oprime na aprendizagem pela alegria da descoberta,
para que juntos, aluno e professor, possam aprender, criar e recriar seus conhecimentos.
”
Um outro recurso que utilizo com meus pequenos é o jogo dos
picolés, que trabalha as cores em Inglês e também a classificação, uma vez que
eles precisam relacionar o cabo com a cor correspondente do picolé, conforme a
foto (retirada da internet):
Fonte do texto lido:
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: O QUE É? COMO
FAZER?Edvânia Mª da Silva Lourenço , Vivian Tammy Baiochi,
Alessandra Carvalho Teixeira
Revista da Universidade Ibirapuera - - Universidade
Ibirapuera São Paulo, v. 4, p. 32-39, jul/dez. 2012
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1713598/course/section/1269522/44.pdf
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