Classificar e a sua relação com as disciplinas
Segundo o dicionário:
Durante os estudos desta semana a classificação apareceu em duas interdisciplinas, Ciências e Matemática, e até então, eu costumava associar à Matemática, sem nunca ter parado pra pensar que a classificação está presente diariamente e que fazê-la também é fazer Ciências.
Ás vezes, numa atividade como o exemplo abaixo, estamos classificando:
Ao trabalhar as cores, por exemplo, com as crianças pequenas pequenas, lá está ela:
Até no lazer ela aparece:
Conforme formos avançando em nossos estudos perceberemos sua importância e real necessidade para a compreensão das coisas:
Havíamos assistido o vídeo, sugerido pela professora sobre a invenção da tabela periódica e foi muito interessante. Logo depois eu descobri uma matéria, publicada aqui, mostrando uma nova tabela periódica, acessível às crianças, por mostrar o propósito de cada elemento químico, facilitando a relação para a criança.
Estou, aos poucos, me apaixonando pela área das exatas, "logo eu, amante das linguagens"...
1 comentários:
Oi Lucinéia,
Que legal essa tabela periódica! Eu não conhecia.
Como você mesmo mostra, todos nós necessitamos classificar objetos, saberes e alimentos em nosso cotidiano, daí a importância de trabalhar com nossos alunos diferentes formas de classificar, com o tempo eles vão construindo a sua forma classificar as coisas. Quanto a essas atividades realizadas na interdisciplina de ciências e matemática, o que você acredita que aprendeu sobre a aprendizagem dos seus alunos?
Abraço, Tutora Tais
Postar um comentário