Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I

           No último dia 25 tivemos nossa primeira aula de Psicologia, com a professora Tânia Beatriz Iwaszko Marques. Sou admiradora desta área, então estava ansiosa, minha ansiedade transformou-se em conhecimento, simplesmente adorei a aula. Já havia estudado Psicologia no curso de Letras, mas confesso que neste momento me sinto mais preparada e atenta às aprendizagens.

            Compreender a origem da Psicanálise, perceber que alguns mecanismos de defesa são saudáveis e necessários em alguns momentos foi enriquecedor. A técnica da "teoria de inversão" colocada pela professora para lidar com a negação de alguns pais foi extremamente valiosa na minha prática diária e já dividi isto na escola onde atuo. 

           Acredito na fundamentação teórica e costumo buscar os livros ou artigos que são indicados pelos professores. No caso desta aula a indicação do livro  O primeiro ano de vida de Rene Spitz foi válida e está na minha lista de futuras aquisições. O melhor achado foi o livro UM AMOR CONQUISTADO: O MITO DO AMOR MATERNO de Elisabeth Badinter que encontrei em PDF, já baixei e iniciei a leitura, como disse nossa professora é um livro forte, que nos faz pensar. 

           Diante de tantos exemplos, vivências das colegas, construímos muitos conhecimentos, mas eu destacaria a questão do limite da repressão e das citações de Freud: "A repressão gera neurose (...) Sem repressão não existe civilização", ou seja, há que se encontrar o equilíbrio, não se reprime além da capacidade de suportar que o sujeito tem, seja ele uma criança ou um adulto. Ressaltaria também a complexidade da construção do "não" pelas crianças, isso me fez pensar muito em erros cometidos enquanto educadora, por 17 anos... Rever os conceitos de id, ego e superego foi de grande valia, para compreender algumas situações vivenciais. E, por fim, destacaria aquilo que tanto busco, a "autonomia", o respeito mútuo, o termo que na origem grega tem significados associados à liberdade e independência e ao ouvir mais sobre isso me fez acreditar que um outro mundo é possível e ele só existirá através da educação cidadã. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Simone disse...

Tua reflexão a respeito desta aula mostra que nosso curso já começou a dar frutos, pois o objetivo é exatamente a resignificação de conceitos e atitudes a partir de novos conhecimentos.
É só o começo!!!!!

Lu Happeck disse...

Verdade Simone... Foi uma aula motivadora, instigadora, estou à espera do que virá! Adorei e tudo que aprendi virou discussão e reflexão em minha escola.

Postar um comentário