Rubem Alves e Pollyanna

RUBEM ALVES E POLLYANNA


Sou fã de Rubem Alves há muitos anos, simplesmente me identifico muito com sua maneira de ver a Educação e o nosso papel, enquanto professores. Estava com um de seus livros em minha cabeceira:


 No trabalho do Seminário Integrador fomos instigados a ler um de seus textos, que eu já conhecia e adoro, sobre o qual farei outra postagem, neste momento vou me ater ao autor. Retirei este trecho do livro acima:


Rubem Alves coloca a questão das ideias em várias de suas escritas, fala do valor daquilo que pensamos. Ao assistir o vídeo sugerido eu fiquei ainda mais encantada e retiro deste vídeo alguns pensamentos.
 

Rubem fala de sua infância, de sua paixão pela música, das humilhações na escola, de Deus e de sua imensa solidão e neste momento, automaticamente me veio à mente um outro livro que foi muito importante em minha infância:


 Pollyanna e seu jogo do contente me fizeram pensar, mudaram realmente a minha perspectiva de vida e como Rubem Alves percebi a importância de ver a vida com outro olhar, ressignificar as coisas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A Matemática Descomplicada é possível?

A MATEMÁTICA DESCOMPLICADA É POSSÍVEL?



Desde que me lembro de estar na escola, a Matemática sempre foi um monstro...




     Sempre fui a melhor aluna da sala, até da escola, mas ao chegar ao Ensino Médio o monstro surgiu e aí, tive problemas com ele em todas as séries, sendo a disciplina, que junto com a Física me deixava com notas sempre na média ou um pouco abaixo. 
     Resolvi fazer pedagogia, sabendo que teria de lidar com este monstro. Sei que existem recursos que nos auxiliam a aprender Matemática de forma divertida, contextualizada, prática, diferentemente de como eu aprendi e é isso que tem me motivado a continuar. Vou vencer este monstro! Tenho excelentes professores e fontes de pesquisa à minha disposição, isso já faz uma grande diferença em relação aos tempos da minha juventude.
     Eis que pesquisando, lendo e buscando encontrei o livro Matemática Divertida e Curiosa de Malba Tahan adorei e salvei já em meus arquivos. Encontrei também o canal do YouTube Isto é Matemática. Há inúmeros canais de Matemática disponíveis no YouTube. O site A magia da matemática também traz boas dicas. O que eu quero dizer com isso é que é possível lidar com nossos monstros através da pesquisa. Não sei o que reserva a disciplina, mas tenho a certeza da minha disposição de enfrentá-la.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Somos consequência do meio em que vivemos?

Somos consequência do meio em que vivemos?

 

     Fiquei pensando nesta colocação durante a aula de  Representação do Mundo pelos Estudos Sociais e durante muitos anos eu pensava que não, que nosso meio não define quem somos, que cabe a nós escolhermos, mas depois de 17 anos em sala de aula essas certezas já me são falhas. Eu acreditava que diante do meio em que vivemos poderíamos fazer escolhas do tipo "quero isso para mim?", "vou ser igual ou diferente disso?", porque comigo foi assim, fiz minhas escolhas, não reproduzi o meio em que vivi em relação às coisas negativas.
     Mas nem todos conseguem isso, hoje percebo que sim, algumas pessoas são produto exclusivo do meio em que vivem, afinal como podem ser afetuosas se não conheceram afeto? Como podem ser honestas se vivem em meio à corrupção e violência?
     Enfrento diariamente situações em que a justificativa da influência do meio é utilizada e talvez seja este o ponto, o que incomoda aos professores. É difícil aceitar a afirmação de que somos produtos do meio em que vivemos, mas é mais difícil ainda não saber o que fazer para modificar isto.

     Não tenho a resposta para esta angústia e meu objetivo com esta postagem é justamente partilhar desse sentimento e esperar que ao longo do curso tenhamos algumas alternativas para lidar com esta situação.

 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Vai ter aula normal?


Vai ter aula normal? 

 

     Às vezes me pego pensando nesta pergunta e percebo que aulas "normais" realmente não fazem muito o meu estilo. Ainda não fiz o Batman, mas já fiz muitos personagens e nesta semana trabalhando com uma princesa muito louca, mas que funciona percebi a importância do professor pesquisador, tão enfatizado durante as aulas, e ser pesquisador não significa só pesquisar no sentido teórico acadêmico, mas também a pesquisa que busca novas alternativas para ensinar, outras formas de colocar aos alunos possibilidades de "asas", como nosso querido Rubem Alves tão bem colocava em relação às escolas. 
     Gosto de pesquisar, nunca utilizei um planejamento igual de um ano para outro, ainda que trabalhando com as mesmas turmas, coloco fora para não correr o risco de repetir e aí me vejo "obrigada" a pesquisar, a buscar e o novo surge e assim as aulas são mais produtivas, permitem os pássaros fora da gaiola.





“O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido" 
Bertrand Russell

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Material de apoio LIBRAS

Material de apoio LIBRAS




Não é novidade para ninguém que eu adoro LIBRAS. Mas penso que o grande desafio seja encontrar materiais que auxiliem a nós no estudo desta disciplina. Além dos aplicativos que citei em uma postagem anterior, trago outros, apresentados pelo professor Cristiano e também originados em minhas pesquisas:

O site Cultura Surda é fantástico, pois traz um repositório de materiais vasto, música, literatura, dança, enfim, todas as manifestações culturais possíveis. Eu destacaria a parte de música e a de poesia.

A poesia expressa no site Literatura Surda é mágica, a interpretação dada é digna de prêmio, pois encanta com a suavidade das expressões.

O blog Libras - Educando Surdos traz diversas sugestões de aulas, inclusive com temas atuais, como as Olimpíadas. Vale a pena conferir.

O jogo da Forca no site Surdo Cidadão também merece destaque, passei um tempão jogando e foi de grande valia para meu aprendizado.

Este é um link muito interessante, um filme sobre surdez todo em Libras, criado por uma aluna da Universidade de Brasília.

O Brinquelibras traz jogos para compra em Libras. Sugestão para as salas de AEE.


Libras em Contexto tem uma série de vídeos interessantes.






 Finalizo com este vídeo... A linguagem do amor, para reflexão, espero ter contribuído.

 



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Os jogos virtuais que ensinam

Os jogos virtuais que ensinam

Resolvi hoje dar boas dicas sobre os jogos virtuais que educam. Fiz um projeto que já funciona desde o ano passado na escola onde atuo.

Através deste projeto encontrei excelentes sites que auxiliam nas aulas:


Este site é muito bom, traz atividades de acordo com as áreas acima.

O site Escola Games é fantástico, com ele você pode trabalhar diversas disciplinas, e as atividades são interessantes, as crianças adoram. Veja o exemplo do jogo Casa de Carne






O site Games Educativos também traz uma série de jogos e atividades, mostrando na tela inicial um top games e o jogo mais recente, além de curiosidades. 




O site Jogos da Escola tem um opção interessante para os pequenos, da pré escola, são jogos de coordenação motora.





Abaixo o Projeto de Informática, na íntegra:


“Transpassando Portais, do Portal do Professor ao Aluno, a Educação Digital na Escola Raimundo – Otimização do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (LABIN)”.


Público a que se destina: alunos, professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino fundamental Professor Raimundo Fernandes de Oliveira.

Duração: todo o período letivo, alternando-se as aulas.

Carga horária destinada ao Projeto: 12 horas semanais

Justificativa: Ao perceber a necessidade de um profissional didaticamente habilitado ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação no Laboratório de Informática, a fim de que a comunidade escolar pudesse usufruir de maneira satisfatória deste espaço desenvolveu-se este projeto.

Objetivos:
ñ Capacitar monitor, professores e funcionários interessados quanto às possibilidades de uso dos recursos disponíveis no LABIN;
ñ Permitir o uso dos alunos, de maneira responsável, visando a aprendizagem significativa;
ñ Orientar grupos de professores e alunos durante a utilização do LABIN, nas disciplinas e no currículo;
ñ Propiciar aos alunos a oportunidade de comunicação e trocas culturais.
ñ Tornar as aulas lúdicas e atrativas, despertando no aluno o prazer de aprender;
ñ Permitir e facilitar a conquista de novas amizades, mantendo um vínculo mais fraterno entre si, aprendendo a respeitar e conviver com as diferenças.
ñ Valorizar e aprender a utilizar corretamente diversos recursos existentes, como softwares, objetos virtuais de aprendizagem, wikis, sites de busca e pesquisa desenvolvendo assim, projetos de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento.


Conteúdos trabalhados:
z De acordo com a necessidade do professor, em agendamento prévio serão trabalhados os conteúdos em diversas áreas e disciplinas;
z Com os alunos também serão desenvolvidos minicursos, visando oferecer formação para que aprendam a utilizar os seguintes recursos: editor de textos, planilhas, slides, vídeos, blogs, etc.

Estratégias e Procedimentos:

z Planejamento das ações: todas as atividades serão planejadas no horário destinado à “hora atividade” da professora responsável.

 z Divisão da carga horária:
12 horas subdivididas da seguinte forma:
Ø 8h para reserva do LABIN e trabalho com os professores regentes e alunos, onde na reserva prévia será informado o conteúdo a ser trabalhado, devendo assim o responsável pelo LABIN buscar recursos que auxiliem o professor no desenvolvimento da aula, acompanhando todo o processo desde a chegada do grupo até a saída. Caso não houver agendamento o trabalho poderá ser de atendimento individualizado a algum aluno com dificuldade de aprendizagem, professores e funcionários.
Ø 3h para trabalho de formação com os alunos, onde serão desenvolvidos minicursos, capacitando os alunos para a melhor utilização de editor de texto, planilhas, slides, produção e editoração de vídeos, construção de blogs.
Ø 1h para atendimento exclusivo à professores, monitor do LABIN e funcionários e caso seja possível pais, visando a busca conjunta de estratégias, possibilidades de ensino, utilização dos recursos existentes.
Ø  Haverá participação no Projeto Recreio, ofertando jogos educativos e atividades no espaço do LABIN.



z Reserva do LABIN:
Ø  Um painel de reserva será colocado na sala dos professores com os seguintes itens:
Data:

Turma:

Professor
Regente:

Conteúdo a ser trabalhado; pesquisa a ser realizada:




Diariamente o responsável pelo LABIN fará o controle de reservas, já preparando previamente possibilidades de recursos a serem utilizados.

z Formação dos alunos:
Ø Os alunos serão inscritos de acordo com critérios estabelecidos em conjunto com a equipe gestora e farão minicursos, com 3h de duração semanal, onde se pretende que saiam capazes de utilizar corretamente editores de texto, melhorando assim a qualidade dos trabalhos escolares; aprendam a fazer slides, gravem e editem vídeos, utilizem planilhas e gráficos, construam blogs e demais recursos conforme interesse.
z Formação e atendimento aos Professores/Funcionários:
Ø Uma pesquisa será feita com cada professor/funcionário (anexo 1) e esta servirá como guia para o desenvolvimento da formação do grupo, visando suprir as necessidades que forem apontadas naquela.
Ø Durante 1h por semana o responsável pelo LABIN ficará à disposição do grupo para atendimento individualizado ou, mensalmente, em formações com o grupo durante reuniões pedagógicas.

    Material necessário:
·       Lápis, borracha, caneta e papel;
·       Dicionários;
·       Apoio constante e efetivo da equipe técnica da Prefeitura e/ou Smec;
·       Aquisição de softwares educacionais;
·       Fones de ouvido;
·       Cópias dos textos a serem utilizados nas aulas, ou seja, cota de Xerox;
·       Impressora em funcionamento no LABIN.


Mostra de resultados: Os resultados serão vistos após cada aula, sendo possível observar a compreensão dos alunos, a ampliação dos conhecimentos e assimilação dos conteúdos.


Avaliação: A avaliação do projeto dar-se-á em todos os processos envolvidos e, em alguns casos, com a produção dos alunos. Também será feita avaliação bimestral com todos os envolvidos a fim de aprimorar e corrigir possíveis falhas. Ao final de cada atendimento será preenchida uma ficha de acompanhamento, a fim de obter registro do trabalho desenvolvido (anexo 2).
Cronograma:
Período de aplicação dos questionários de pesquisa com os professores: dia 23 de Fevereiro
Tabulação dos resultados: 24 de Fevereiro
Apresentação dos resultados à equipe gestora: 24 de Fevereiro
Construção do Projeto de Ação, organização dos módulos: de 26 de Fevereiro a 03 de Março.
Início do Primeiro Módulo com professores/Funcionários: a definir
Trabalho com os alunos via reserva: a partir da segunda semana de aula.
Planilha de Desenvolvimento
Ações
Tempo
Pesquisa com professores
23/02
Tabulação de Resultados
24/02
Apresentação de resultados
24/02
Trabalho com alunos
A partir da segunda semana letiva
Organização dos Módulos
26/02 a 03/03
Início do módulo 01
A definir













Anexo 1

Pesquisa com Professores/Funcionários
1. Disciplinas que você ministra:

Português (  ) Educação Física (  )
Matemática (  )  Inglês (  )
História (  )  Geografia (  )
Ciências (  )  Química (  )
Biologia (  )  Física (  )
Educação Artística (  )
Outra (  ) Equipe Gestora (  )
(  ) Funcionário

2. Para quais séries:

Ensino fundamental (especificar):
Em quais períodos?
Manhã (  )
Tarde (  )

3. Situação funcional:

Concursado  (  )
Contratado (  )

      4. Faixa etária:

20 a 25 anos (  )
25 a 35 anos (  )
35 a 40 anos (  )
40 a 45 anos (  )
Mais de 45 anos (  )

5. Quais recursos a escola possui:

Biblioteca (  )  Aparelho de som (  )
Sala de leitura (  )  Computadores (  )
Televisão (  )  Lab. de Informática (  )
TV escola (  )  Fax (  )


6. Dos recursos elencados no item anterior, quais você utiliza efetivamente?

Biblioteca (  )  Aparelho de som (  )
Sala de leitura (  )  Computadores (  )
Televisão (  )  Lab. de Informática (  )
TV escola (  )  Fax (  )

7. Caso você queira usar recursos tecnológicos em sua aula:
7.1 Você tem equipamentos disponíveis na Instituição?     Sim (  )  Não (  )
 7.2 Você tem acesso livre a esses equipamentos na Instituição?  Sim (  )  Não (  ) 
7.3 Você tem suporte institucional para usar esses equipamentos?
Sim ( ) Não ( )
  
     8. Você usa recursos ligados à informática na preparação das suas aulas?
           Sim (  )  Não (  ) 
8.1 Se sim, cite algumas ferramentas utilizadas:
                 Word (  )  Outlook (  ) 
                 Power Point (  ) Paint (  )
                  Excel (  )  Jogos (  ) 
                  Internet (  )  Softwares específicos (  )

9. Você propõe aos alunos atividades ligadas ao uso do computador no espaço escolar?   Sim (  )  Não (  ) 
9.1 Se sim, especifique de que forma utiliza estes recursos:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Considere a afirmação: “No futuro, será possível aprender tudo com um microcomputador e não mais participar das atividades presenciais nas escolas.” Você:
L Discorda
K Em partes
J Concorda








11. Professor, use o espaço abaixo e o verso, se necessário for,  para apresentar sugestões de como facilitar o uso do computador no espaço escolar e também escreva sobre suas necessidades profissionais, o que gostaria de aprender a utilizar, no que diz respeito aos recursos digitais:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observações:
Com o primeiro grupo de perguntas (questões 1, 2, 3 e 4) objetivo era definir o perfil pessoal do professor, bem como as matérias que ele ensina, sua situação funcional, e faixa etária.
O segundo grupo de perguntas (questões 5, 6 e 7) revela os recursos disponíveis na escola em que o professor atua e se o mesmo conhece a existência destes recursos.
As questões 8 e 9, o grupo mais importante do questionário, revela como ou se o professor utiliza os recursos tecnológicos disponíveis, e qual seu grau de conhecimento referente aos softwares mais conhecidos e utilizados.
A questão 10 pede a opinião do professor quanto ao tema de educação a distância.
A questão 11 é um espaço livre para sugestões e críticas do professor, assim como para as necessidades dele.
O modelo de pesquisa foi obtido a partir do site Scribd .
















Anexo 2


Ficha de Acompanhamento – PLANO DE AÇÃO LABIN
Problema: _________________________________Ação n°: _______
Projeto ou atividade:______________________________________________
Aulas, projetos e/ou atividades realizados
Professor (a):
Turma:
N° de alunos:
Projeto:

Habilidades:


Objetivo:


Justificativa:


Avaliação:
Data: ____/____/____
Horário:

Data: ____/____/____
Horário:

Data: ____/____/____
Horário:


Conteúdo:
Arroio do Sal,____ de_________________ de 2015.
___________________________                      _______________
Coordenação Laboratório                                             Professora Laboratório





 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS